Nove projetos de cooperação académica para a diversificação da oferta pedagógica da Universidade Católica Portuguesa vão receber fundos do programa Seed Funding da aliança universitária Transform4Europe (T4EU), num investimento global superior a 55 mil euros. Visam todos a criação de ofertas educativas conjuntas sustentáveis.
Com um total de 19 projetos submetidos a este programa e 14 selecionados, a Católica foi a universidade da rede que apresentou o maior número de candidaturas e que teve mais candidaturas aprovadas, alcançando uma expressiva taxa de sucesso de 90%. Foi também a que mais verbas angariou.
Entre os projetos aprovados em que está envolvida, a Católica lidera dois nas áreas da Teologia e da Educação Inclusiva, cooperando com três universidades membros da aliança e também com universidades de fora da T4EU. Desta forma, reforça a atividade de T4EU Outreach que a Católica encabeça.
A universidade colabora ainda noutros sete projetos, em áreas como a Sustentabilidade, a Literacia Alimentar, a Linguística, a Integração Cultural, os Desafios Sociais, o Design e Bem-estar e o Empreendedorismo.
Estes projetos contam com a participação da Faculdade de Teologia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Escola Superior de Biotecnologia, da Faculdade de Educação e Psicologia, da Católica Porto Business School e do Instituto de Estudos Políticos.
É ainda de destacar que a maioria dos projetos representam sementes para o enriquecimento e diversificação da oferta pedagógica disponível para toda a comunidade da Católica.
“A dinâmica, a competitividade e os resultados apresentados são o reconhecimento da comunidade académica da Católica, do valor e das oportunidades de colaborar em rede, nomeadamente com e através da Transform4Europe”, refere o Diretor da Transform4Europe da Universidade Católica Portuguesa, Francisco Mendes-Palma.
Já para Inês Monteiro, investigadora no Católica Learning Inovation Lab “a aprovação da candidatura ao Seed Funding Programme com o projeto Collaborative Pathways to Inclusive Education representa um passo importante no meu projeto de doutoramento sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior, ao permitir ampliar o alcance da investigação inicialmente planeada. Esta passará de um contexto nacional, centrado em Instituições de Ensino Superior do Norte de Portugal, para uma dimensão internacional, através da colaboração com universidades parceiras da aliança Transform4Europe na Alemanha, Espanha e Lituânia”.
Em particular, o “financiamento possibilitará a criação conjunta de uma microcredencial sobre diversidade e inclusão, bem como a constituição de Comunidades de Aprendizagem e Prática internacionais dedicadas a esta temática”, conclui.
A terceira call para o Seed Funding Programme - Transform4Europe já está aberta, decorrendo até 15 de março de 2026. Esta é mais uma oportunidade para obter financiamento- com verbas entre os 3 mil e os 30 mil euros -, construir parcerias académicas duradouras e promover mudanças sustentáveis além-fronteiras, beneficiando da estrutura e do apoio da T4EU.
“O programa Seed Funding é mais do que uma oportunidade para obter financiamento para um projeto conjunto: é um verdadeiro semeador de ideias, capaz de germinar em futuras calls para novas formações, cursos, investigação e inovações com impacto na vida dos alunos e na sociedade em geral, contribuindo para construir uma aliança verdadeiramente transformadora.”, refere João Cortez, coordenador desta atividade na Católica.
Lançada em 2020, a T4EU integra a iniciativa Universidades Europeias e é composta atualmente por onze universidades.
Nove projetos de cooperação académica da Católica conquistam financiamento da Transform4Europe
Quinta-feira, Fevereiro 5, 2026 - 15:42
Categories: