Pensamento computacional não é programação, é uma forma de ver a realidade.
As competências digitais não são simples competências para programar. São competências para pensar e planear para um mundo digital.
O mundo mudou. Estamos a transitar duma economia da ignorância, da mão de obra barata, para uma economia baseada no conhecimento, num mundo muito complexo, em que a informação e as interações se propagam a velocidades nunca antes pensadas.
Ao pensamento computacional, à capacidade de analisar problemas e formular soluções em termos que possam ser levados a cabo automaticamente por uma máquina de processamento de informação, é necessário associar uma visão global do funcionamento da economia hoje.
A Católica em Braga propõe um programa de formação avançada em Pensamento Computacional e Economia do Conhecimento dirigido aos profissionais que, do ensino às empresas e às autarquias, se debatem com a necessidade de atualizar a sua formação de uma forma prática e compatível com o exercício da sua actividade habitual, criando competências para ver e analisar a realidade digital.
Estrutura e Horário do Curso
O programa é constituído por 10 módulos, que se desenvolvem em 5 sessões de 2 horas, cada uma constituída por uma proposta teórica e um desafio prático para ser desenvolvido durante a sessão, de uma forma acompanhada.
As sessões serão diárias, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 17:00 - 19:00 em local a designar.
Este programa terá até três edições por ano, uma antes do Natal, outra entre o Natal e a Páscoa e uma terceira depois da Páscoa, dependendo do número de candidatos.
Módulos
Formato modular, sem ECTS e sem avaliação:
- Economia do Conhecimento
- Pensamento Computacional
- Análise de Dados e Redes
- Serviços Web
- Python I
- Cultura Digital
- Marketing Digital
- Ciência de Dados
- Indústria 4.0
- Python II