A série temática (book series) Palgrave Studies in Otherness and Communication conta já com 5 dos 10 volumes publicados online, em formato E-Book, Hardback e Paperback e em venda individual por capítulos.
Os Editores, Luísa Magalhães, (Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos /Universidade Católica Portuguesa- Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais) e Enrique Castelló-Mayo (Universidade de Santiago de Compostela- Facultad de Ciências de la Comunicación) reuniram, em chamada internacional, académicos de todo o mundo, num projetoa que recebeu as boas-vindas da Springer Nature, na sua delegação da Palgrave Macmillan, Nova Yorque, EUA.
Na origem deste projeto editorial está uma perspetiva interdisciplinar que desenvolve o conceito de alteridade (Otherness). Este desenvolvimento pretende questionar os contextos da “diferença” que condicionam a vida e a interação de várias comunidades, articulando preconceitos e idiossincrasias de ordem vária e dificultando o acesso ao espaço cultural comum.
O projeto aborda tópicos relacionados com comportamentos humanos de exclusão em contextos de comunicação e de interação sociocultural. Os volumes propostos incluem matérias relativas aos meios de comunicação de massas (media) e focalizam-se em problemas de desigualdade em comunicação referenciados em ambientes internacionais, abordando questões de educação formal e informal, política, tecnologia, identidades e segregação, bullying e aquisição de linguagem.
Trata-se de uma série que se compromete na intersecção entre diferentes áreas de investigação, combinando um interesse comum ligado à compreensão dos efeitos de alteridade e exclusão no desenvolvimento sociocultural das várias comunidades. Esta abordagem tem a particularidade de se concentrar na posição do Outro, o excluído, o indigente, conferindo-lhe voz própria e enquadramento humano e comunicativo adequado.
Com um alcance interdisciplinar de largo espectro, a estrutura dos 10 volumes aponta para uma partilha de conhecimento especializado que se materializa no diálogo entre disciplinas de campos tão distintos como as Ciências da Comunicação, Filosofia, Ciências da Educação, Sociologia, Artes e Humanidades, Estudos Culturais, Comunicação Digital, Estudos Políticos e Comunicação Intercultural.
Mais do que um projeto editorial comum, a Palgrave Studies in Otherness and Communication constitui, portanto, um exemplo incontornável no panorama de investigação internacional, sendo liderado por académicos de Portugal (Universidade Católica Portuguesa) e Espanha (Universidade de Santiago de Compostela), numa proposta de ação cultural sustentável e coerente que dignifica a Universidade e valoriza o trabalho científico de investigação e partilha internacional de conhecimento.
Lista de Volumes em publicação:
- Otherness in Literary and Intercultural Communication
Crossing Borders, Crossing Cultures
Editores: Cândido Oliveira Martins (CEFH), Carmen Ramos-Villar (Univ. de Sheffield, UK) e Michella Graziani (Univ. of Florence, Italia)
20 capítulos
- The Process of Becoming Other in the Classical and Contemporary World
Philosophical, Cultural, and Humanistic Perspectives on Communication Across Difference
Editores: Andreas Lind ( Pontifical Gregorian University, Rome, Italy), Ana Paula Pinto (CEFH), e Dominique Lambert (Univ. de Namur, Bélgica)
22 capítulos
- Representations of Refugees, Migrants, and Displaced People as the ‘Other’
Editores: Rui Alexandre Novais (CEFH) e Carlos Arcila Calderón (Univ de Salamanca, Espanha).
18 capítulos
- Otherness in Communication Research
Perspectives in Media, Interpersonal, and Intercultural Communication
Editora: Luísa Magalhães (CEFH)
18 capítulos
- Communicating Human and Non-Human Otherness
Urban Culture, Technology and Post-Humanism
Editoras: Helena Pires (UM), Zara Pinto-Coelho (UM) e Luísa Magalhães (CEFH)
12 capítulos