Apresentação
O curso de mestrado de Ciências da Educação visa preencher uma lacuna na oferta formativa da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP (Braga). Este curso pretende manter uma marca humanista na formação em educação, que a instituição tem desde a sua fundação, ajustada às necessidades de formação e dos estudantes nos nossos dias. Na verdade, face aos desafios que os tempos atuais nos colocam, designadamente em termos éticos, políticos, culturais, organizacionais, tecnológicos, comunicacionais e investigativos, não é possível conceber uma universidade arredia da preocupação de formar, através de uma educação rigorosa e exigente, cidadãos conscientes, solidários e profundamente humanos, respeitadores de si mesmos, dos outros e do mundo que os rodeia.
Por outro lado, se a Universidade Católica intenta apresentar-se como uma universidade “sem muros”, culta e sábia, não poderá prescindir, na formação que oferece, dos saberes da educação, sejam eles de cariz mais político, ético e sociológico, ou então, de pendor mais organizacional, tecnológico e metodológico, sem nunca perder de vista a interdisciplinaridade e o diálogo permanente entre as diferentes perspetivas que enformam o conceito original de educação.
É com esta visão ampla e integrada, mas próxima, de educação que é proposta a criação do mestrado em Ciências da Educação, de largo espectro, propiciando aos seus destinatários não apenas o contacto com diferentes ramos e saberes da educação, mas também a prossecução e aprofundamento de pesquisas mais conformes aos seus interesses e trajetos investigativos.
Objetivos Gerais
A) Este curso tem como objetivos gerais:
- Proporcionar conhecimento sólido e crítico que contribua para um posicionamento informado e comprometido face aos problemas com que as organizações educativas, a sociedade e o próprio mundo se confrontam.
- Formar profissionais competentes capazes de problematizar, de forma crítica e argumentada, conceções, modelos, processos e práticas de educação.
- Capacitar profissionais da educação na conceção, implementação, avaliação e execução de programas e projetos de formação, de gestão e de intervenção comunitária e sociocultural, de forma criativa e inovadora.
- Habilitar para o exercício autónomo de funções de liderança, supervisão, consultoria, orientação, coordenação e controlo em diferentes contextos educativos, com particular destaque ao meio escolar.
- Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre métodos e técnicas de investigação que permitam desenvolver a investigação em educação.
B) Como objetivos de aprendizagem, este Curso visa:
- Formar e desenvolver profissionais conscientes e atentos aos desafios que continuamente se colocam à educação, designadamente os que se prendem com as novas conceções de aprendizagem, com modelos sociopedagógicos e de intervenção comunitária e sociocultural, com a educação inclusiva, com a evolução dos direitos humanos, da ética e da justiça, com a responsabilidade social e ética, com a sustentabilidade, com o desenvolvimento e segurança das tecnologias digitais.
- Mobilizar conhecimentos dos vários ramos das Ciências da Educação, que permitam um posicionamento racionalmente esclarecido e fundamentado sobre os diversos contextos e fenómenos de educação.
- Promover práticas rigorosas de investigação, coordenação, liderança, orientação, avaliação e gestão de projetos de educação e de intervenção.
- Alargar o conhecimento das metodologias e técnicas de pesquisa no campo da Educação.
- Desenvolver competências ligadas à melhoria da qualidade do sistema educativo em geral.