Academia de Formação Executiva da UCP Braga organiza Seminário de Recursos Humanos

Terça-feira, Dezembro 12, 2023 - 11:56

No passado dia 6 de dezembro decorreu, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Campus de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP), um Seminário sobre Gestão de Recursos Humanos em IPSS intitulado "Melhores Práticas de Recursos Humanos = Melhores Resultados?"

Este contou com as intervenções do Pró-Reitor da UCP Braga,  João Manuel Duque, do Presidente da União Distrital das IPSS Braga, José Antunes e do Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, João Manuel Leite Ferreira, na sessão de abertura.

De seguida, foi apresentado o projeto Academia de Formação Executiva da Católica Braga, organizadora deste evento, pela respetiva coordenadora, Ana Salazar, que identificou os seus objetivos e áreas de atuação, que incluem a formação e a consultoria aplicada, dirigida a empresas, entidades e residentes da região do Minho.

No âmbito da problemática do seminário, o Diretor Corporate de Recursos Humanos do grupo Mota-Engil, Luís Monteiro, abriu o painel e abordou o tema "Gerir Pessoas para Servir Pessoas" e apresentou um conjunto de tendências sociais, culturais, ambientais, tecnológicas e económicas, assim como o impacto que têm na gestão de pessoas.

De seguida, António Cunha, Diretor de Recursos Humanos da OTIIMA, fez uma abordagem prática aos desafios que a gestão de pessoas enfrenta, atualmente, com referência às estratégias para lidar com as mesmas.

Por último, a sessão integrou a partipação de Frederico Cruzeiro Costa, fundador e presidente da Agência de Empreendedores Sociais, que apresentou os objetivos do empreendedorismo social, assim como de conjunto de projetos de desenvolvidos em Portugal e no estrangeiro, enfatizando a relevância que a marca pessoal tem no sucesso deste tipo de projetos.