Nos dias 14, 15, 16, 22 e 23 de maio irá decorrer na Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga uma formação especializada em Leitura Fácil e Acessibilidade Cognitiva.
Esta iniciativa que surge da Fundação Bracara Augusta, em parceria com a CERCI Braga e a UCP - Braga e com o apoio institucional do Município de Braga, tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais inclusiva e acessível a todos. A promoção da inclusão social e da cidadania ativa exige que a informação e a comunicação sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente das suas capacidades cognitivas ou níveis de literacia. Neste contexto, a linguagem fácil e a acessibilidade cognitiva assumem um papel fundamental para garantir que pessoas com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem, demência, baixa literacia ou com barreiras linguísticas possam compreender e participar plenamente na sociedade.
Esta ação de formação pretende capacitar os participantes para a criação e adaptação de conteúdos acessíveis a pessoas com dificuldades cognitivas, com base nas melhores práticas internacionais, ferramentas digitais e o recurso à inteligência artificial. A formação assume um caráter teórico-prático e garante uma abordagem aplicada e orientada para os contextos profissionais dos formandos.
Esta formação é direcionada a profissionais de organizações que desenvolvem a sua atividade nas áreas da Ação Social, Educação e Cultura, ou que estejam envolvidos em projetos e serviços que promovam a inclusão de públicos com necessidades específicas de compreensão.
Durante as 30 horas de formação, serão abordados seis temas:
- Introdução à Acessibilidade Cognitiva e Leitura Fácil
- Princípios de Técnicas da Leitura Fácil
- Testagem de Leitura Fácil com Utilizadores. Métodos de testagem
- Ferramentas Online para Criar e Verificar Acessibilidade
- Inteligência Artificial na Acessibilidade Cognitiva
- Projeto Final e Avaliação
A formação é gratuita, mas carece de inscrição.
