Um estudo recente conduzido por investigadores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa e do ICVS da Universidade do Minho, analisou os efeitos de retiros religiosos e de mindfulness no bem-estar psicológico dos participantes.
O trabalho comparou dois grupos: participantes num retiro de cinco dias baseado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e praticantes num retiro de mindfulness da mesma duração. Em ambos os grupos observaram-se tendências positivas – como redução de sofrimento psicológico e maior atenção plena – ainda que sem alterações estatisticamente significativas. Os resultados de imagiologia funcional, parecem indiciar diferentes tipos de atividade neuronal e densidade neuronal, entre tratamentos.
Apesar disso, os resultados sugerem que tanto as práticas religiosas como as de mindfulness podem ser caminhos úteis para promover o bem-estar e lidar com o stress, adaptando-se às crenças e estilos de vida de cada pessoa. Os investigadores acreditam que “os retiros, mesmo de curta duração, revelam-se experiências valiosas que aproximam ciência, espiritualidade e práticas de promoção do bem-estar”, Neste sentido, decorrerá no próximo dia 7 de novembro pelas 14.30h o evento Brain and Spirituality, Perpectives and Challenges, com o objetivo de discutir e demonstrar os resultados obtidos, com a participação de diferentes investigadores de diferentes áreas de formação de base como a Filosofia, a Medicina, a Psiquiatria e a Psicologia.
O evento é de entrada livre, mas carece de registo prévio através do Código QR.
O evento decorrerá em língua portuguesa.
