O programa FLY está de regresso e já abriram as candidaturas para todos os alunos da Universidade Católica Portuguesa que desejam realizar uma experiência de voluntariado internacional. Este programa oferece a oportunidade de participação em mais de 30 projetos de voluntariado e aprendizagem-serviço em 14 países e visa sensibilizar as comunidades universitárias para os temas da migração, exclusão social e cuidados à comunidade.
“O impacto positivo do programa de voluntariado na comunidade de migrantes foi ímpar.”
Francisco Cabral, aluno da Faculdade de Ciências Humanas em Lisboa, recorda a sua experiência em Melilla, trabalhando com migrantes: “O impacto positivo do programa de voluntariado na comunidade de migrantes foi ímpar. Os jovens mostraram uma enorme vontade de aprender e de se integrar. Todo o carinho e fraternidade que lhes demos foi retribuído de forma generosa. Todos nós, voluntários e migrantes, crescemos juntos.”
Catarina Almeida, estudante da Faculdade de Direito – Escola do Porto e participante no FLY 2024, no Brasil, refere que: “Um dos momentos que mais me marcou de toda a experiência foi quando o padre, durante a missa, nos contou que, antes, perguntavam às crianças o que gostariam de fazer quando fossem crescidas e estas respondiam que queriam ser pescadoras e agricultoras. E que, agora, depois de ter começado este voluntariado, quando lhes fazem exatamente a mesma pergunta, dizem que o seu maior sonho é serem universitárias.” “Saí de Vazantes com o coração cheio: cheio de alegria, de sentimento de missão cumprida, de amigos, de gratidão e, principalmente, cheio de saudades”, conclui.
Como participar no FLY 2025?
Para ajudar os alunos a conhecer melhor o programa, a Universidade Católica irá realizar três sessões de esclarecimento: uma presencial no dia 18 de fevereiro e duas outras online nos dias 20 de fevereiro e 24 de fevereiro. Os alunos selecionados irão ter de participar numa formação inter-universitária e ainda em encontros com as organizações de voluntariado.
O FLY é promovido pelas Universidades Jesuítas de Espanha - Comillas (Madrid), Deusto (Bilbao) e ESADE (Barcelona), Loyola (Andaluzia), IQS (Barcelona) - e pela Universidade Católica Portuguesa. Cada uma destas instituições apresenta projetos de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço, no país de origem, no sentido de, paralelamente, receber e convidar alunos das universidades parceiras.