Estudantes da Católica aplaudem Semana da Sustentabilidade e partilham conselhos e aprendizagens

Quarta-feira, Dezembro 10, 2025 - 10:53

A primeira Semana da Sustentabilidade da Universidade Católica, que decorreu de 24 a 28 de novembro em simultâneo nos quatro campi, registou uma forte adesão dos estudantes, que elogiaram as mais de 60 atividades desenvolvidas e valorizaram as experiências e aprendizagens proporcionadas.

“Participar na Semana da Sustentabilidade foi uma experiência muito enriquecedora. Os workshops e conferências, especialmente Loving the Planet e a inauguração do Students’ Garden, mostraram-me que a sustentabilidade não é só uma questão ambiental, mas também ética e social. Foi inspirador ver a comunidade académica tão envolvida e perceber que pequenas ações coletivas podem ter um grande impacto. Saio desta semana com novas ideias e muita motivação para aplicar estes princípios no dia a dia”, conta Dinis Lapyuk, estudante de Ciências da Comunicação, em Braga.

“A Semana da Sustentabilidade permitiu-me perceber a importância de combinar reflexão e ação. A conferência Integral Ecology in Action e o workshop sobre bioeconomia na indústria têxtil deram-me ferramentas práticas e inspiradoras para pensar soluções sustentáveis, mesmo em áreas técnicas. Além disso, conhecer os resultados do estudo ‘Como estamos de Sustentabilidade?’ (sobre como construir um campus mais sustentável) fez-me sentir parte de um campus que realmente quer evoluir. Foi uma semana que me desafiou a repensar hábitos e a contribuir ativamente para um futuro mais sustentável”, concorda Joana Lourenço, mestranda em Psicologia Clínica e da Saúde, também em Braga.

No Porto, as diversas propostas da Semana da Sustentabilidade também cativaram os alunos. Para Rafaela Geraldo “foi uma experiência muito enriquecedora”. A estudante participou em várias palestas e atividades que a “ajudaram a perceber melhor o impacto que as nossas escolhas têm no planeta e na sociedade”. “Aprendi que pequenas ações do dia a dia podem fazer a diferença e senti que a universidade está verdadeiramente comprometida com um futuro mais responsável”, acrescenta.

Neste campus, realizaram-se, por exemplo, a caminhada solidária com a participação de Rosa Mota, o torneio solidário de padel, a feira de troca de roupa e um concurso de ideias sustentáveis, bem como workshops sobre alimentação baseada em vegetais, ginástica laboral sustentável, aproveitamento de alimentos, burnout académico e upcycling têxtil.

“A Semana da Sustentabilidade fez-me ver como pequenas ações podem ter um grande impacto. Saio desta semana mais consciente e motivada a continuar a agir de forma sustentável no dia a dia”, comenta por sua vez Sofia Sousa, também aluna da Católica no Porto. No mesmo sentido aponta Juliana Aguiar, outra das participantes, ao frisar que “a sustentabilidade não é uma tendência, é mesmo uma necessidade”. Ana Curado, também a estudar no Porto, lembra que “principalmente no mundo da ciência, é muito importante termos estas noções para podermos criar uma ética mais sustentável em laboratório e nas nossas vidas enquanto cientistas”.

Em Viseu, a Semana da Sustentabilidade incluiu o mercadinho de trocas e doações, rastreios de dislexia, plantação de árvores, um seminário sobre inclusão e intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo, recolha de livros infantojuvenis e o concurso “SustentaArte”, que desafiou a criar esculturas artísticas com materiais considerados desperdício.

Para os alunos de Medicina Dentária que estiveram nalgumas destas atividades, ficaram várias lições e recomendações. Para Rodrigo Giroto e Francisco Alves “sustentabilidade é cuidar do presente sem comprometer o futuro” porque “o futuro nasce do que fazemos hoje”. Para Serigne Sylla e Sidonie Bernard é essencial evitar o desperdício de água, fazer reciclagem e atuar de forma conjunta na proteção do ambiente. “A sustentabilidade começa com pequenas coisas que fazem grande diferença”, sublinha também Alice Figueiredo.

Já na sede da Católica, em Lisboa, o workshop Behind the Music: Building Sustainable Festivals foi um dos mais concorridos. “Interesso-me por festivais e não sei muito sobre sustentabilidade, por isso achei que seria uma ótima combinação”, explica Elisa, estudante alemã, a frequentar um mestrado em Marketing Estratégico. “Acho muito interessante e bom que também ensinem isso aqui na universidade, porque é algo que interessa aos jovens estudantes”, corrobora Leticia, aluna de Gestão Internacional e também alemã. Maya, outra das participantes, afirma ter ficado a conhecer melhor a “enorme infraestrutura” que suporta um festival e o trabalho de todos para que seja mais sustentável.

Com a primeira Semana da Sustentabilidade, a Universidade Católica pretendeu incentivar toda a comunidade académica a transformar intenções em ações concretas. Através de um programa diversificado, que abordou os vários pilares da sustentabilidade, o objetivo foi criar momentos de reflexão e de partilha de conhecimento, baseados numa visão holística e integrada deste tema, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.