Nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro de 2026 a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga abrirá portas para o VI Congresso Internacional de Pedagogia - “Educação na Era Digital: subjetividades, nomadismos e poderes”, que pretende constituir um espaço de reflexão e partilha de ideias e experiências capazes de contribuírem para um aprofundamento dos caminhos conducentes a uma sociedade mais pacífica e harmoniosa.
Vivemos numa era na qual o digital se entrelaça com o quotidiano, transformando não apenas as estruturas educacionais, mas também as identidades, as interações e as dinâmicas de poder. Este congresso propõe uma reflexão crítica sobre o impacto do mundo digital na educação e na vida das pessoas, considerando as suas múltiplas dimensões – pessoal, interpessoal, espiritual, social e política. O conceito de homo digitalis convida-nos a pensar sobre as novas subjetividades que emergem em contextos dominados por tecnologias digitais e redes sociais, bem como sobre as formas de nomadismo e fluidez que elas provocam, redefinindo fronteiras geográficas, culturais, espirituais e emocionais.
A reflexão far-se-á a partir de três painéis que se debruçam sobre diversas áreas como a antropologia e a ética, a educação, e a política, sociedade, economia e direito. São eles:
- O Futuro do homo digitalis: sonho ou pesadelo?
- Educação na Era Digital: Criatividade e Autonomia
- Privacidade, segurança e soberania
O Congresso tem como destinatários académicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares e todos os interessados nas temáticas associadas à Educação na Era Digital.
Assim, serão apreciadas propostas submetidas até 31 de outubro de 2025, que se inscrevam em alguma(s) das seguintes linhas de investigação:
- Política educativa, comunicação digital e aprendizagem
- Reconfigurações humanas resultantes do digital
- Virtualização dos espaços comunitários, fluxos e sentido de pertença
- Cidadania digital, ativismo e poder
- Espiritualidade e pedagogia inaciana face ao desafio digital