A Universidade Católica Portuguesa (UCP) participou no EUA Funding Forum, realizado de 3 a 4 de outubro de 2024, na Universidade de Helsínquia, Finlândia. Este fórum, promovido pela European University Association (EUA), reuniu mais de 250 representantes do ensino superior europeu para discutir o futuro do financiamento universitário e as novas formas de colaboração internacional.
A UCP, membro da Aliança Transform4Europe (T4EU) e líder do Grupo de Trabalho Outreach da T4EU, contribuiu para o debate sobre a integração europeia no ensino superior, explorando novas oportunidades de cooperação e financiamento.
Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, participou na sessão “Where we are, where we’re heading: the future of university funding”. O debate, que contou também com a participação de Enora Bennetot Pruvot (Deputy Director da EUA) e Alex Usher (Presidente Higher Education Strategy Associates), incidiu sobre o futuro do financiamento do ensino superior e respetivas tendências e desafios.
Já Francisco Mendes-Palma e Aline Villas Boas (UCP e T4EU) coorganizaram a sessão "Paving the road to successful partnerships" em parceria com Liliya Terzieva e Jerke Verschoor (The Hague University of Applied Sciences, Países Baixos) e Pavlina Vujović (Strascheg Center for Entrepreneurship, Alemanha).
Este painel discutiu como criar e manter parcerias de sucesso a longo prazo, com foco na sustentabilidade das alianças universitárias, nos modelos de governação e na otimização dos mecanismos de financiamento.
Durante a sessão foi abordada a necessidade de clareza estratégica, da diversificação das fontes de financiamento e da prospetiva necessária ter, para além dos fundos de apoio europeus. A discussão incluiu, ainda, como as alianças europeias de universidades, como a Transform4Europe, podem ser instrumentos fulcrais para o futuro da educação superior, promovendo a excelência no ensino, a inovação na investigação e a acessibilidade à educação.
O EUA Funding Forum transcendeu o mero debate sobre os mecanismos de financiamento no ensino superior europeu, constituindo-se como um espaço privilegiado para captar as tendências que moldarão o futuro. Este futuro exige a criação de modelos que superem os atuais programas, com ênfase na transparência, na autonomia das instituições e no impacto concreto das universidades na sociedade, por meio de estratégias de outreach e cooperação com parceiros locais e globais.
A participação da UCP no fórum reforça o seu compromisso em fomentar o processo de integração europeia no ensino superior, nomeadamente, como refere Francisco Mendes-Palma “no ativo contributo para a discussão sobre o futuro do financiamento universitário e o papel das alianças europeias de universidades no desenvolvimento de modelos sustentáveis de colaboração com o conjunto de parceiros locais, regionais, nacionais e globais.”