O descerramento de uma placa e fotografia do professor José da Silva Lima, nas instalações da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, eternizou a homenagem ao líder da Comissão Instaladora do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
O professor José da Costa Lima, visivelmente emocionado, agradeceu o gesto da academia, a que se associou a Arquidiocese de Braga, lembrando que não foi apenas ele que há 25 anos levou por diante a tarefa de instalar o Centro Regional de Braga da UCP.
«Houve muita gente que trabalhou comigo na construção destes edifícios. Esta homenagem é também para eles», afirmou ao Diário do Minho.
O professor José da Silva Lima referiu que é necessário continuar este legado, numa época em que se colocam muitos desafios às instituições de Ensino Superior, particularmente à UCP.
«Eu acho que a Universidade tem que estar aberta a tudo aquilo que vai acontecendo. É importantíssimo estar aberto aos sinais dos tempos, como nos diz o Papa. Sessenta anos depois do Concílio Vaticano II, é necessário que as instituições deste Centro Regional e de todos os outros Centros saibam olhar os sinais e procurem dar resposta a esse sinais», assinalou.
O homenageado considerou que é um privilégio para esta região ter uma universidade católica, que é capaz de oferecer uma formação integral e humanista aos seus alunos.
«Num tempo em que muitos valores são ameaçados, em que há uma tendência para o individualismo, é importante termos uma formação com soluções adaptadas à realidade que promovam aqueles que são os valores cristãos para o bem da humanidade», defendeu.