A homenagem ao professor José da Silva Lima no campus Camões da UCP Braga iniciou com uma saudação do pró-reitor, Paulo Dias, que sublinhou o papel «fundamental» do homenageado na criação, crescimento e consolidação do Centro Regional de Braga da UCP.
«Foi um homem do seu tempo com uma visão universal e isso está bem presente e patente nos estudos académicos em Teologia, História das Religiões, Antropologia e Sociologia, não apenas no Alto Minho, sua terra, mas a partir do Alto Minho», salientou Paulo Dias.
Lembrou ainda a sua experiência marcante em algumas das melhores instituições académicas em França, Inglaterra, EUA e outras, seja a nível da formação ou lecionação.
Seguiu-se a conferência de homenagem, proferida pelo professor catedrático da Faculdade de Teologia João Duque, que centrou a sua palestra na atividade do professor José da Silva Lima na UCP, nomeadamente na constituição do Centro Regional de Braga.
O docente destacou várias facetas, desde a organização académica, com o desenvolvimento de vários cursos na Faculdade de Ciências Sociais, à construção e gestão das estruturas materiais (edifícios), passando pela ligação a várias instituições como a Arquidiocese de Braga, a Companhia de Jesus e outras.
Neste trabalho de articulação, lembrou particularmente o papel decisivo do docente na transição das instalações do antigo edifício da PSP para a UCP.
«O professor José da Costa Lima tem a sua vida profundamente vinculada à UCP. Foi um dos pilares do corpo docente, sobretudo do núcleo de Braga e, na prática, deve-se a ele todo o restauro do campus Camões. Ele é uma pessoa com muita diplomacia, soube gerir tudo com muita competência e sabedoria», sublinhou.
O professor João Duque destacou ainda a vertente académica do professor e seu colega José da Silva Lima, revelando que foi ele o responsável por se ter dedicado à Teologia.
«É um eminente teólogo no panorama nacional e internacional», referiu, lembrando que foi um dos primeiros em Portugal a «produzir Teologia com produtividade», ligando a outras áreas do saber como a Sociologia ou a Antropologia Cultural.