
Guilherme Emílio e Cândido Oliveira Martins falaram da importância da realização do evento sob o signo de Camões.
Decorreu no sábado ao fim da tarde a sessão de abertura da nova edição da “Catraia de Livros” de Esposende. Esta nova edição consiste numa Semana da Leitura, acompanhada de uma Feira do Livro num espaço central da zona ribeirinha da cidade, junto às piscinas municipais.
O programa desta “Catraia de Livros” – o nome “catraia” é uma homenagem ao tradicional barco de pesca da Esposende – estende-se de 21 a 30 de março e tem a particularidade de envolver várias instituições: o Município de Esposende, a Biblioteca Municipal Manuel Boaventura, a Rede de Bibliotecas Escolares, as Escolas do conselho.
De realçar que esta nova edição da “Catraia de Livros” adotou o tema “Sob a pena de Camões”, inserindo-se assim no espírito das celebrações dos 500 Anos do Nascimento de Luís de Camões (1525- -2025), com um recheado programa de atividades.
Na sessão de abertura, com animação protagonizada por anos, sob a forma de dança, interveio Liliana Silva do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende (RBECE), realçando a importância de uma pedagogia da leitura entre os mais jovens. Ao mesmo tempo, reforçou a necessidade de implementar várias estratégias conducentes a esse macro objetivo, com a devida articulação de várias instituições do território de Esposende.
Seguiu-se a intervenção de Cândido Oliveira Martins, professor da Universidade Católica Portuguesa (Braga), em representação do comissário das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões. Sublinhou a importância de celebrarmos a obra de Luís de Camões, não só pelo seu valor estético e patrimonial na Literatura Portuguesa, mas também o seu significado cultural e identitário no imaginário português. Por isso, realçou fazer todo o sentido que as celebrações camonianas envolvam efetivamente as mais diversas instituições, numa programação ampla e diversa, verdadeiramente motivadora dos cidadãos.
Por fim, com a presença de outros vereadores do Município, interveio o presidente do Município de Esposende, Guilherme Emídio, que enfatizou a importância desta realização cultural da “Catraia de Livros” sob o signo de Camões. Ao mesmo tempo, enalteceu o trabalho conjunto das várias instituições do concelho, no sentido de uma eficaz promoção da Cultura para todos, através de uma dinâmica acção a partir do livro e da leitura. Com esta realização cultural procura-se aliar tradição e modernidade, concluiu.
O programa completo deste ano da “Catraia de Livros” (disponível online) é variado e destina- -se a públicos variados, desde os mais jovens até aos adultos. Deste programa constam apresentações de livros, atividades específicas como a “Hora do Conto”, leituras dramatizadas, a realização do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado (fase municipal), declamação de poesia, exposições temáticas, oficinas, ações de formação, concertos, debates, entre outras atividades.
A “Catraia de Livros” procura incentivar o prazer da leitura, promovendo o encontro entre os livros, os seus autores e os leitores, atores e contadores de histórias, envolvendo o mais possível toda a comunidade. Entre os convidados deste preenchido evento cultural constam os nomes de Rodrigo Guedes de Carvalho, Raquel Ramos, Maria Francisca Gama, Maria Luísa Malato, Pedro Soromenho, Estefânia Surreira, Luísa Gonçalves, entre muitos outros.
O programa desta edição “Catraia de Livros” tem a coordenação de Margarida Capitão, da Biblioteca Municipal Manuel Boaventura, também com a ativa participação da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende.