Forum Turismo apontou caminhos para ajudar estudantes a serem líderes

Sexta-feira, Novembro 12, 2021 - 00:00
Publication
Diário do Minho

ROADSHOW PASSOU ONTEM PELA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EM BRAGA

A Associação Forum Turismo levou ontem de manhã o seu roadshow "Da proatividade à liderança" aos alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa, em Braga.

Aos jornalistas, Ivan Ferreira, da Forum Turismo, explicou que esta ação, que está a percorrer as principais instituições de ensino superior no país com cursos de Turismo, visa essencialmente, «abrir portas e mentalidades para que os estudantes de Turismo pensem mais além, para que não se limitem às ofertas de emprego que qualquer um e nós pode encontrar na internet ou em qualquer feira de emprego, para que possam, no fundo, abrir horizontes e chegar mais longe, para que tenham ambições, metas e atingir um mundo melhor e um setor do turismo cada vez melhor e mais consolidado».

Tendo em conta que o setor do turismo foi dos mais atingidos pela pandemia, com a perda de muita mão de obra, Ivan Ferreira disse que isso se tem refletido na formação académica em todo o país. Segundo explicou, a informação que Associação Forum Turismo tem colhido é que, «infelizmente, há estudantes a desistir dos seus cursos» percebendo a crise que afetou o setor, embora haja sinais de retoma. Por outro, lado, acrescentou, muitos candidatos que tinham pensado ingressar em cursos superiores de turismo, acabaram por «escolher outras áreas». Por isso, salientou, o discurso agora tem de ser positivo, por forma a inverter a situação. «Nós prevemos que o setor recupere dentro de dois ou três anos. Aliás, nos últimos tempos já temos vindo a olhar para números bastante positivos em toda a parte do país ao nível da receção de turistas. Por isso, não podemos deixar que a formação decresça. Temos de continuar a ser cada vez melhores ao nível da formação para termos cada vez mais e melhores profissionais. Um curso leva entre três e cinco anos e, nessa altura, esperamos todos que o país, e o mundo, estejam melhor», acrescentou.

Na palestra aos alunos, Ivan Ferreira lembrou que o salário médio dos profissionais do turismo em Portugal é de cerca de 900 euros, ou seja, 25 por cento abaixo do salários médio nacional. Para Ivan Ferreira, este é um problema do setor e um problema de Portugal, que devera continuar a existir a curto prazo. Segundo sustentou, «só os jovens de hoje é que podem, no futuro, mudar esta situação». «É essa a mensagem que trouxemos aqui. Queremos que, quando eles forem os líderes do setor do turismo, olhem para trás e percebam que nesta altura em que estamos não temos condições favoráveis para exercer os nossos trabalhos, e que isto pode ser mudado», acrescentou.

Recorde-se que a Associação Forum Turismo é uma organização sem fins lucrativos que realiza várias iniciativas ao longo do ano dirigidas aos estudantes, aos profissionais e organizações de ensino e empresariais do setor.