Anabela Santos Rodrigues

Professor Auxiliar Convidado

Anabela Santos Rodrigues é licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho e Doutorada em Psicologia (área da Psicologia do Trabalho e das Organizações) pela Universidade do Porto. Tendo já colaborado, enquanto docente/investigadora, em diversas instituições de ensino superior, do domínio público e privado, e leccionado unidades curriculares como Comportamento Organizacional, Dinâmica de Grupo e Investigação e Métodos de Pesquisa  é, actualmente, Professora Auxiliar Convidada, a tempo parcial, na Universidade Católica Portuguesa, Polo de Braga.

Nesta universidade tem vindo a lecionar Unidades Curriculares no 1º e 2ºciclos de estudos, nomeadamente Trabalho e Qualidade de Vida (Opcional do 3º Ano),Seminário de Investigação em Psicologia (Unidade Curricular partilhada do 3º Ano), Liderança e Trabalho em Equipa (Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações) e Metodologias Avançadas em Investigação (Unidade Curricular partilhada do Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações). Colabora, ainda, em termos de lecionação, em projectos/protocolos da universidade com ofertas no domínio das pós-graduações e formação continua, assim como na orientação de estágios e teses de dissertação de mestrado, tendo vindo a arguir diversas provas de mestrado em diferentes contextos universitários. Foi coordenadora da Área Científica das Ciências Sociais e Humanas (IPAM Aveiro – 2009/2010; 2010/2011).

Esteve envolvida, como assistente de Investigação, no projeto “Prestação de Serviços de Estudo e Consultoria” (2013) cujo objetivo consistiu em analisar a estrutura organizacional existente, assim como caracterizar e definir o perfil de competências dos recursos humanos da Universidade do Porto (em todas as suas unidades orgânicas). É co-autora do livro “O Essencial do Questionário. Preparação, Recolha e Tratamento de dados em SPSS” (2013) e revisora da revista RPM desde 2013, tendo publicado na área do Stress Ocupacional e Trabalho de Equipa.