A Universidade Católica Portuguesa reforçou, ontem, Dia Mundial da Saúde Mental, o seu compromisso com os estudantes, através do UCP2 Mental Health. O programa será aplicado em Braga.
O campus de Braga é um dos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que será abrangido pelo UCP2 Mental Health, um Sistema Integrado de Atividades e Serviços de Promoção de Saúde Mental e Bem-Estar. O anúncio foi efetuado ontem, Dia Mundial da Saúde Mental, tendo sido esta a forma da UCP reforçar o seu compromisso com os estudantes.
Além de Braga, o UCP2 Mental Health irá abranger os campi de Lisboa, Porto, e Viseu, alicerçando-se em três pilares: a promoção e prevenção, que pretende aumentar os conhecimentos de Saúde Mental, trabalhar estratégias de autocuidado e de primeiros-socorros psicológicos, promover soft skills e competências de gestão de stress, contribuindo paimagem corporal positiva e burnout académico, promovendo sempre estratégias de autocuidado e comportamentos de primeira ajuda na a prevenção e identificação precoce dos problemas de Saúde Mental e para o acesso a ajuda atempada; o apoio psicológico centrado na ansiedade, depressão e stress, seguindo procedimentos definidos, incluindo um sistema de triagem; e a referenciação e encaminhamento, que possibilitam o encaminhamento dos casos mais graves ou que ultrapassem o âmbito da consulta de Psicologia, através de uma rede de parceiros de instituições de saúde.
Nestes três âmbitos, o UCP2 Mental Health inclui várias iniciativas, destacando-se um ciclo de workshops de literacia em Saúde Mental e primeiros--socorros psicológicos, a realizar ao longo do ano letivo, que abordam temas como a ansiedade académica, ataques de pânico.
Será também concretizado o UCP2 Be, um programa de desenvolvimento de soft skills dirigido a estudantes do primeiro ano, atualmente em fase piloto em Lisboa e no Porto e que se prevê que venha a tornar-se uma unidade curricular comum a todos os cursos da Católica.
Está também previsto um curso de gestão do stress académico, uma formação gratuita e online, desenvolvida em parceria com a Escola de Competências de Vida da Associação de Psicologia da Universidade do Minho e consultas de Psicologia, através dos serviços de consulta de Psicologia integrados nos diferentes campi.
Será ainda implementada a plataforma UCP2 Mental Health 24h, uma plataforma digital, em fase final de desenvolvimento, para facilitar o acesso ao pedido de apoio psicológico, triagem, avaliação e intervenção, bem como protocolos de parcerias com entidades como a Santa Casa da Misericórdia do Porto, Casa de Saúde da Boavista, a Associação Recovery IPSS, o Projeto Homem e a JS Clínica Médica, para encaminhar casos de perturbações mentais graves ou de risco.
Conta ainda com um processo de monitorização da Saúde Mental e de avaliação do impacto das intervenções, conduzido por uma equipa que inclui investigadores do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano.