Comércio com história é um activo turístico a impulsionar

Quarta-feira, Fevereiro 7, 2024 - 18:33
Publication
Correio do Minho

AEB e Universidade Católica promoveram ontem a primeira ‘Business Fam Trips’, uma iniciativa dirigida a operadores turísticos com objectivo de divulgar activos que ajudam a impulsionar o turismo.

‘Comércio com história’ foi o mote para a primeira das três ‘Braga Business Fam Trips’ que a Associação Empresarial de Braga (AEB), em colaboração com a Universidade Católica Portugueas - Braga e o Município bracarense, está a promover com o intuito de familiarizar os operadores turísticos com alguns dos principais activos que Braga tem para oferecer.

O Largo de São João do Souto foi ponto de encontro para agentes turísticos, profissionais e estudantes de Turismo começarem uma visita que os levou a conhecer melhor quatro das 44 ‘Lojas com História’ da cidade de Braga.

Com uma adesão que superou as expectativas dos promotores, esta ‘Braga Business Fam Trips’ passou pelo Mercado de São João, A Negrita, Pereira das Violas e Paramentaria Vasconcelos.

“Vamos arrancar com estas ‘Braga Business Fam Trips’ com três visitas já programadas. Começamos aqui com o ‘Comércio com história’, mas oportunamente faremos também a visita a algumas empresas de referência do sector industrial e também do sector vinícola”, especificou Rui Marques, director-geral da AEB, que deu as boas-vindas aos participantes na iniciativa que decorreu durante a tarde de ontem. Rui Marques realçou que o objectivo desta acção “é aproximar os agentes económicos dos operadores turísticos para que a oferta turística possa incorporar nas suas propostas aquilo que a cidade tem para oferecer e que é muito mais do que praças, igrejas e museus”.

Esta iniciativa visa aumentar o conhecimento sobre o que a cidade tem para oferecer, fomentar o sentimento de orgulho pela cidade a “mostrar” ao visitante e, ainda, promover o intercâmbio de experiências e trabalho em rede através de parcerias.

Em declarações ao Correio do Minho, Rui Marques realçou ainda que mais do que atrair mais fluxo de turistas “interessanos tudo o que possa maximizar o valor que nós conseguimos reter da actividade turística”. Para se promover um destino ou uma experiência turística “é preciso conhecê-la” e é isso que esta iniciativa pretende: “ser uma viagem de familiarização para os agentes conhecerem melhor aquilo que existe e que pode ser potenciado como activo turístico”.

Rui Marques destacou ainda que a actividade turística “faz sentido se ajudar a região a gerar rendimento, emprego e progresso” e esta iniciativa é mais um contributo para que isso aconteça. Varico Pereira, em representação do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa - Braga,realçou que alunos do ciclo de estudos em Turismo (licenciatura e mestrado) estão a contribuir para a realização desta iniciativa que pretende ser “um impulso importante” para promove ruma visão integral de Braga como uma cidade “que não tem apenas apenas monumentos, praças e museus, mas que conta também com outros activos importantes, como estas ‘Lojas com história’ que são essenciais para que possam ser proporcionadas experiências distintas aos turistas, pois é isso que eles procuram cada vez mais”.

Joana Teixeira, que tem uma empresa de animação turística e integra também a cooperativa Minho de Porta Aberta, participou na iniciativa de ontem, elogiando a AEB por proporcionar aos agentes turísticos estas experiências e oportunidades para conhecerem melhorar estes espaços com história. Destacou ainda que a participação também vale a pena pela experiência humanística que proporciona, pois nestas acções contacta-se com outros parceiros e promove-se o networking.

Relativamente ao comércio com história, Joana Teixeira defende que é um activo que pode e deve ser valorizado, pois “hoje em dia, cada vez mais, o turista não quer só comprar souvenirs e quando os compra quer algo de produção local. O turista que conhecer a comunidade, o que de mais genuíno ela tem e desfrutar de experiências locais”.