UCP - Braga forma Instituto de Computação e Ciência de Dados

Sexta-feira, Julho 14, 2023 - 13:15
Publication
Diario do Minho

O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa formou, oficialmente, o Instituto de Computação e Ciência de Dados (ICCD).

Após a abertura, no ano passado, da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, composta por um grupo docente especializado em Computação e Ciência de Dados, assim como em Matemática e Estatística, a Católica Braga constituiu agora este Instituto, aprimorando a sua aposta nesta área, com o objetivo de «produzir e desenvolver conhecimento nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial».

Neste sentido, foram criados três laboratórios informáticos com o propósito de «promover a estreita ligação entre os resultados de investigação neste âmbito e o desenvolvimento e melhoria dos processos no setor industrial nacional», disse a Instituição.

Estes espaços estão dotados de computadores com um hardware e software «capazes de responder aos mais recentes desafios inerentes à recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados», de modo a dotar os alunos com as competências necessárias para ingressar, com sucesso, num mercado de trabalho altamente competitivo.

No plano estratégico constam parcerias com empresas tecnológicas e competitivas da região do Minho.