Três laboratórios dão corpo ao ICCD, uma unidade de produção de conhecimento nas ciências de dados e inteligência artificial.
O Instituto de Computação e Ciência de dados (ICCD) da Universidade Católica Portuguesa irá funcionar no Centro Regional de Braga, anunciou a instituição. “Numa era digital em constante evolução e produção avassaladora de dados, saber extrair a informação e utilizá-la requer uma abordagem especializada e ferramentas adequadas”, justificam assim os responsáveis da ‘Católica’ o objectivo do ICCD de “produzir e desenvolver conhecimento nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial”.
Em comunicado, a Universidade Católica Portuguesa revela que “foram criados três laboratórios informáticos com o propósito de promover a estreita ligação entre os resultados de investigação neste âmbito e o desenvolvimento e melhoria dos processos no sector industrial nacional”.
Estes espaços foram dotados de computadores com hardware e software capazes de responder aos mais recentes desafios de recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados, de modo a dotar os alunos com as competências necessárias para ingressar num mercado de trabalho altamente competitivo.
Vítor J. Sá, coordenador da área de Computação e Ciência de Dados da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica, confia que, “o novo Instituto dará um importante contributo ao nível do ensino, da investigação e de colaboração com o sector empresarial, que em Braga é particularmente activo e criativo, para impulsionar a era da inteligência artificial e da tomada de decisão baseada em evidências, a qual acontece com a descoberta de padrões existentes nos dados que apenas os computadores, quando devidamente programados, conseguem desvendar”.