‘Católica’ cria Instituto de Computação e Ciência de Dados

Quinta-feira, Julho 20, 2023 - 17:27
Publication
Correio do Minho Online

Três laboratórios dão corpo ao ICCD, uma unidade de produção de conhecimento nas ciências de dados e inteligência artificial.

‘Católica’ cria Instituto de Computação e Ciência de Dados_CM

O Instituto de Computação e Ciência de dados (ICCD) da Universidade Católica Portuguesa irá funcionar no Centro Regional de Braga, anunciou a instituição. “Numa era digital em constante evolução e produção avassaladora de dados, saber extrair a informação e utilizá-la requer uma abordagem especializada e ferramentas adequadas”, justificam assim os responsáveis da ‘Católica’ o objectivo do ICCD de “produzir e desenvolver conhecimento nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial”.

Em comunicado, a Universidade Católica Portuguesa revela que “foram criados três laboratórios informáticos com o propósito de promover a estreita ligação entre os resultados de investigação neste âmbito e o desenvolvimento e melhoria dos processos no sector industrial nacional”.

Estes espaços foram dotados de computadores com hardware e software capazes de responder aos mais recentes desafios de recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados, de modo a dotar os alunos com as competências necessárias para ingressar num mercado de trabalho altamente competitivo.

Vítor J. Sá, coordenador da área de Computação e Ciência de Dados da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica, confia que, “o novo Instituto dará um importante contributo ao nível do ensino, da investigação e de colaboração com o sector empresarial, que em Braga é particularmente activo e criativo, para impulsionar a era da inteligência artificial e da tomada de decisão baseada em evidências, a qual acontece com a descoberta de padrões existentes nos dados que apenas os computadores, quando devidamente programados, conseguem desvendar”.

Próximos Eventos

27
Fev
11:30
28
Fev
14:30