Ética e Deontologia em Serviço Social

5 ECTS / Semestral / Inglês

Compreender, na sua génese e nas implicações actuais, os conceitos elementares elaborados pela filosofia ocidental acerca do ser e do agir humanos. Relacioná-los com as questões suscitadas pela actual sociedade global e pelo progresso tecno-científico. Aplicá-los ao âmbito da actividade profissional e fornecer o contexto para os significados últimos da Deontologia profissional. Deontologia: Aprofundar a reflexão ética e deontológica na formação em Serviço Social; Reconhecer a sua vinculação histórica ao respeito e cumprimento dos direitos humanos. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos que os habilitem a: interpretar os princípios, valores, deveres e normas que determinam o exercício profissional; Adquirir capacidade crítica e analítica para lidar com os dilemas e problemas éticos resultantes da prática profissional.

Docentes

Professor Auxiliar Convidado
Licenciada em Serviço Social na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Mestre em Serviço Social pela Universidade…
Professor Auxiliar
Licenciado em Filosofia e Humanidades na Universidade Católica Portuguesa (UCP), Doutor em Teologia (Universidade Lateranense de Roma) e em Filosofia (FLUL…