Voluntariado Universitário Europeu: Estudantes da Católica participam em formação

Segunda-feira, Abril 3, 2023 - 15:07

O encontro de formação de voluntariado universitário europeu, onde participaram vários estudantes da Universidade Católica Portuguesa (UCP), decorreu nos dias 25 e 26 de março, na Orduña, em Bilbau.

O trabalho em equipa, a gestão de conflitos, o voluntariado no mundo real e o voluntariado transformador, a gestão de emoções e o mindfulness foram alguns dos temas das sessões de formação.

Durante dois dias, os estudantes da UCP rumaram a Bilbau para participarem num evento de formação do programa europeu de voluntariado Fly, que irá decorrer no verão de 2023, e que promove experiências de intercâmbio e aprendizagem no terreno. Participaram no evento cerca de 125 voluntários.

Da UCP Braga marcaram presença duas estudantes voluntárias internacionais, do 3.º ano da licenciatura em Psicologia, que concorreram e foram selecionadas para participarem, nomeadamente, a Inês Magalhães e a Patrícia Moreira, e foram acompanhadas pela Professora Anabela Rodrigues, Coordenadora do Núcleo de Voluntariado da Faculdade de Filofia e Ciências Sociais .

Durante o encontro, foram vários os momentos que permitiram um conhecimento das equipas, dos processos e do projeto. No final, todos os voluntários foram desafiados a escrever uma carta ao seu “eu voluntário do futuro”, registando como se sentem em relação à experiência que vão realizar.

FLY_PVUE

Rumo a Bilbau, Sevilha e Bósnia

O programa de voluntariado Fly tem como propósito primordial reforçar o compromisso das universidades parceiras com o desenvolvimento sustentável e sensibilizar as comunidades universitárias para os problemas decorrentes da desigualdade e da injustiça. No verão, as estudantes voluntárias da Universidade Católica irão participar em dois projetos em Espanha e um na Bósnia. Em Bilbau, com crianças e adolescentes em situação vulnerável, em Sevilha com adultos com incapacidade intelectual e em Bihac com migrantes refugiados.

Coordenado pela Universidade de Comillas (Madrid), o programa Fly 2023 junta, para além da Universidade Católica Portuguesa, as Universidades de Deusto (Bilbao), ESADE (Barcelona), Loyola (Andaluzia), LUMSA (Roma, Itália) e Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia).  Cada uma das instituições envolvidas apresenta projetos de voluntariado e/ou de aprendizagem-serviço no país de origem, com a possibilidade de receber estudantes, bem como de enviar alunos para projetos de outras universidades parceiras.

“Mucha gente pequeña, en lugares pequeños, haciendo cosas pequenas, puede cambiar el mundo” (Eduardo Galeano).