Seminário na Católica Braga pretende explorar o “cérebro religioso"

Segunda-feira, Outubro 10, 2022 - 17:45

“Haverá diferenças na ativação cerebral de pessoas envolvidas em exercícios espirituais ou em intervenções por mindfulness?”. Esta é uma das questões para as quais procurou resposta o seminário “Cérebro e Espiritualidade: Perspetivas e Desafios”, que decorreu, no dia 7 de outubro, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga.

Investigadores e docentes dos mais diversos ramos, da Medicina à Psicologia, passando pelas Neurociências e pela Filosofia reuniram-se para discutir caminhos e perspetivas, dando assim seguimento a um projeto de investigação que está a ser desenvolvido com recurso ao financiamento da Fundação BIAL. Projeto esse que envolve cinco investigadores do CEFH, professores da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

O objetivo mais específico deste projeto, nas palavras do seu coordenador, Paulo Dias, Professor no domínio da Psicologia, "consiste em analisar se há, na atividade cerebral, semelhanças ou diferenças nestas duas práticas: na de mindfulness e na dos exercícios espirituais”, explicou.

Os resultados serão divulgados através da publicação de artigos científicos em revistas indexadas e o decorrer dos trabalhos poderá ser acompanhado num colóquio que ocorrerá novamente na UCP, em 2024.