Nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, acolheu o Encontro Internacional EWODOR 2025, subordinado ao tema “Addiction, mental health and recovery: From research to practice”.
O evento foi organizado pelo Centro de Solidariedade de Braga – Projeto Homem, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a rede EWODOR (European Working Group On Drug-Oriented Recovery Research), reunindo investigadores, técnicos e decisores políticos de toda a Europa.
Depois de uma warm up conference no Mercado Municipal de Braga, a 8 de outubro, com o apoio do Município, a sessão de abertura na FFCS contou com a presença de Paulo Dias (Pró-Reitor da UCP – Braga), Marica Ferri (European Union Drugs Agency), Phaedon Kaloterakis (Presidente da European Federation of Therapeutic Communities), Sushma Taylor (Presidente da World Federation of Therapeutic Communities), Carlos Videira (em representação da Câmara Municipal de Braga) e Guilherme Meneses (Presidente do CeSB – Projeto Homem Braga).
“Este encontro mostra como a ciência e a prática clínica devem caminhar juntas para responder aos desafios das adições, da saúde mental e dos recovery processes”, afirmou Paulo Dias, em representação da UCP.
Ao longo de dois dias de trabalhos, a Aula Magna da FFCS recebeu conferências, painéis paralelos e workshops, acolhendo cerca de 200 participantes incluindo oradores e convidados. Entre os destaques estiveram as conferências de Jo-Hanna Ivers (Trinity College Dublin), Mulka Nisic (University of Derby), Carmela Martínez Vispo (Universidade de Santiago de Compostela), Wouter Vanderplasschen (Ghent University), Pedro Hubert (Instituto de Apoio ao Jogador) e Emily A. Hennessy (Recovery Research Institute, Harvard Medical School).
Para Marica Ferri, representante da European Union Drugs Agency, “a recuperação deve ser entendida como um processo social, no qual as políticas públicas, os profissionais de saúde e as comunidades têm de estar alinhados”.
Foram ainda realizados workshops temáticos sobre perturbação de jogo online e gaming, dinamizados por Pedro Hubert (Instituto de Apoio ao Jogador) e João Nuno Faria (PIN - Partners in Neuroscience), além de múltiplas sessões livres de comunicação científica que evidenciaram a vitalidade da investigação em curso.
O evento contou também com a receção oficial do Município de Braga (realizada no Mercado Municipal), reforçando o vínculo entre a cidade, a academia e as organizações da sociedade civil.
No encerramento, Diana Moreira, CeSB – Projeto Homem, sublinhou:
“Trazer a rede EWODOR a Braga é um reconhecimento do trabalho que aqui se faz, mas é também um desafio para continuarmos a inovar na intervenção terapêutica e a reforçar a cooperação internacional”.
A edição de 2025 reforçou, assim, o papel da UCP – Braga e do Projeto Homem na reflexão internacional sobre adições, saúde mental e recuperação, promovendo uma aproximação entre investigação científica e prática clínica. No final do encontro, ficou marcado encontro para o congresso da EFTC para Bordéus, em setembro de 2026 e da

.