Rui Novais, investigador do CEFH, apresenta trabalho científico sobre a desinformação em campanhas eleitorais na UniCV em Cabo Verde

Domingo, Novembro 14, 2021 - 12:39

Rui Novais, investigador Doutorado do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica de Braga (CEFH), apresentou no início deste mês em Cabo Verde (Mindelo- São Vicente), o estudo que desenvolveu sobre o papel dos atores políticos na promoção da desinformação, durante a campanha para as eleições presidenciais de Cabo Verde em 2016. O investigador foi convidado para uma palestra na Universidade de Cabo Verde (UniCV), onde falou sobre o seu trabalho de investigação.

Esse trabalho consiste numa análise exaustiva dos tempos de antena na rádio e na televisão, como instrumentos de propaganda política durante as campanhas eleitorais, dos dois principais candidatos presidenciais. O objetivo, era tentar compreender se e até que ponto tinha sido usada a desinformação durante esses períodos, tendo constatado que foi o candidato incumbente a ser acusado de recorrer a várias formas de spin e de mentira no sentido de validar a sua narrativa de candidato com apoio popular e próximo dos cidadãos, uma conclusão original que atesta a singularidade do caso cabo-verdiano em contraponto com o que é prevalecente na literatura científica. Esta investigação já foi publicada numa revista internacional (Southern Communication Journal), enquanto output de um dos seus atuais projetos de investigação sediados no CEFH sobre a desinformação.