Católica Braga acolhe a 3ºedição da Universidade Fim de Verão

Quinta-feira, Setembro 19, 2024 - 17:13
Dia 18 | Universidade Fim de Verão

Nos dias 18 e 19 de setembro, o Campus de Braga da Universidade Católica Portuguesa acolheu a 3ºedição da Universidade Fim de Verão, promovida pelo Município de Braga no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Na sessão de abertura usou da palavra o Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, José Manuel Lopes e a vereadora do pelouro da Mobilidade da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira.

Este evento integrou um conjunto diversificado de ações orientadas para o debate sobre o papel da rua enquanto espaço público multifuncional. Tendo como principal objetivo (re)pensar as formas de participação e o envolvimento dos cidadãos nos processos de transformação do espaço urbano.

A sessão plenária e mesa-redonda que se seguiram abordaram a temática dos jovens e crianças na partilha do espaço urbano e contaram com a presença de Manuel Sarmento (Universidade do Minho), Carla Pinto Cardoso (Universidade Católica Portuguesa de Braga), Cidália Silva (Universidade do Minho), Gabriela Trevisan (ProChild CoLAB) e Sandra Brito (Município de Braga), com a moderação de João Monteiro (Universidade do Minho).

Dia 19 | Universidade Fim de Verão

No segundo dia, a temática desenvolveu-se em volta dos processos participativos e contaram com a presença de Daniel Casas Valle (Urban Dynamics and Future Design of Streets), Catarina Vieira da Silva (Universidade Católica Portuguesa), Filipa Corais (Município de Braga), Ivo Oliveira (Universidade do Minho) e Maísa Tobias (Universidade Federal do Pará de Belém), tendo ficado a moderação da mesa-redonda ao encargo de Márcia Silva (Universidade da Beira Interior e Universidade do Minho).

Esta foi a 3ª edição do evento. A 1º edição decorreu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em que o foco eram questões ligadas sobretudo à participação e à governança para a transição (para a mobilidade urbana sustentável). No ano seguinte, o espaço GNRation acolheu este evento transformando o seu edifício num laboratório vivo, onde os participantes tiveram a oportunidade de visitar no local alguns dos resultados inovadores do projeto Baterias 2030 (DSTsolar).