A 24 de março assinala-se o Dia Nacional do Estudante, uma data que, na Universidade Católica Portuguesa, é celebrada através das conquistas dos seus estudantes.
Inês Pinheiro, estudante no Campus de Braga, tem dedicado a vida académica ao estudo da ação social e, agora, já no mestrado, especializou-se em Gerontologia Social Aplicada.
Ao longo deste percurso, orgulha-se em particular da “criação da Comissão de Estudantes ‘Ser Social’”, e da participação “no projeto ‘Ser Cuida(I)doso’”, vencedor do Prémio Uniservitate 2024 na região da Europa do Sul.
Esta prestigiada distinção visa reconhecer as melhores iniciativas de Aprendizagem em Serviço no Ensino Superior Católico, destacando projetos que combinam a excelência académica com a ação comunitária em resposta a problemas sociais reais.
Já em Lisboa, na Sede, Helena Carmo representa uma história de superação e espírito pioneiro. É a primeira pessoa surda a doutorar-se na Universidade Católica Portuguesa e a segunda em Portugal.
Com esta experiência transformadora, percebeu “que conseguia ultrapassar barreiras”, um feito que lhe traz “grande satisfação”, mas que acredita não ser apenas seu, pois dá visibilidade à comunidade surda. “Dá à sociedade outra perspetiva ao olhar as pessoas surdas.”
Com espírito altruísta e aventureiro, Maria Francisca Bento, estudante de Medicina Dentária no Campus de Viseu da Católica, destaca como maior conquista a participação no voluntariado internacional FLY e no projeto de mentoria.
“Esta experiência foi uma verdadeira aventura, onde aprendi a compreender melhor o mundo e a ter, ainda mais, a certeza de que pequenas ações podem fazer a diferença, no que toca à construção de um mundo melhor e mais solidário”, recorda sobre o voluntariado com a Cáritas Diocesana de Madrid.
Feliz Dia Nacional do Estudante a cada um e que continuem a prosseguir os sonhos.