Biografias no Feminino: Um novo retrato de Maria Ondina Braga

Sexta-feira , 12 de Janeiro 2024 - 18:00

Museu Nogueira da Silva

Avenida Central 61
BragaSão José de São Lázaro, Braga4710-308
Portugal
Show map

No próximo dia 12 de janeiro, pelas 18h00, terá lugar no Museu Nogueira da Silva a apresentação do livro “Biografias no Feminino”, Volume II das Obras Completas de Maria Ondina Braga, que acaba de ser editado pela Imprensa Nacional com o apoio da Câmara Municipal de Braga. A apresentação estará a cargo de Helena Vasconcelos (jornalista do Público) e de Margarida Pereira (docente da UM – ELACH e investigadora do CEHUM), contando com a participação de Luís Pipa (piano).

Além de reunir as biografias de Mulheres Escritoras, o volume dá a conhecer as oito biografias de Retratos com Sombras, até agora inédito. Entre as escritoras biografadas, contam-se nomes como Virginia Woolf, Katherine Mansfield, Selma Lagerlöf, Lou Andreas-Salomé, Teresa Margarida Silva Orta, Irene Lisboa, Sei Shonagon, Anaïs Nin, Violette Leduc, Carson McCullers, George Eliot, Maria Archer, Ana Plácido e Rosalía de Castro. Um total de vinte e dois retratos de mulheres que viveram e escreveram em séculos e países distintos, todas elas ligadas pela coragem e pela “força interior”, enfrentando a hostilidade do meio literário e social, mulheres de “um heroísmo que não consta da História, mas talvez mais difícil do que o da Padeira de Aljubarrota”, salienta a biógrafa.

O volume dá, igualmente, a conhecer o resultado de uma investigação que permitiu recolher vários textos dispersos em jornais e revistas, publicados a partir de abril de 1974. Com particular destaque para a colaboração de Maria Ondina Braga na revista Modas e Bordados que dá a ver não apenas um projeto de cidadania cultural assumido pela autora no contexto da mudança trazida pelo 25 de abril mas também a constituição de um possível “cânone” alternativo, feminino e global que ainda hoje não tem paralelo na literatura portuguesa. “Biografias no Feminino” inclui ainda um conjunto significativo de textos inéditos que revelam uma faceta desconhecida da escritora nascida em Braga, a escritora portuguesa mais cosmopolita do século XX.

“Biografias no Feminino” tem edição de Isabel Cristina Mateus (Universidade do Minho/ Cehum) e Claire Williams (Universidade Oxford – St Peter’s College), e é o segundo volume publicado de um conjunto de sete volumes coordenados cientificamente por Isabel Cristina Mateus (Universidade do Minho – CEHUM) e Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa – CEFH).

Biographies in the Feminine: A new portrait of Maria Ondina Braga