Aula Aberta | Velhos Supérfluos que saem pela Janela: Reflexão sobre as Teses de Andreas Urban

Quinta-feira, Janeiro 16, 2025 - 18:00

Universidade Católica Portuguesa- Braga

Rua Conselheiro Januário 4700
BragaBraga (São Vicente), Braga4710-297
Portugal
Show map

No próximo dia 16 de janeiro irá decorrer uma aula aberta subordinada ao tema "Velhos Supérfluos que saem pela Janela: Reflexão sobre as Teses de Andreas Urban", pelas 18h00, no Auditório Isidro Alves, do Edifício Camões da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga.

Esta aula, dinamizada pela Prof. Doutora Filomena Ponte, insere-se no Mestrado em Gerontologia Social Aplicada, e terá como orador o Prof. Doutor Manuel Curado, docente em Filosofia na Universidade do Minho.

Biografia Manuel Curado 
 

Professor de Filosofia na Universidade do Minho, nomeadamente nas áreas de Ética, Filosofia Antiga e Filosofia em Portugal, e obteve vários outros títulos, nomeadamente o de Auditor de Defesa Nacional (Ministério da Defesa, Lisboa) e Curso de Alta Direcção para a Administração Pública (Universidade do Minho). É doutor sobresaliente cum laude pela Universidade de Salamanca, tendo obtido anteriormente o grau de mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Proferiu mais de 250 conferências em muitos países, de Moscovo, Rússia (MGLU e MGIMO), até Brasília, Brasil (UnB), e foi Professor Erasmus em Pádua, Itália. É autor de vários livros, incluindo a primeira edição crítica de um manuscrito setecentista escrito por um fellow da Royal Society of London, Dr. Isaac S. Samuda, MD. Ao lado das actividades filosóficas, tem o gosto literário de promover a edição de clássicos da língua portuguesa, como D. Francisco Manuel de Melo e Teixeira de Queiroz, porque vislumbra neles sinais de uma sabedoria perene.