Armanda Gonçalves, é Professora Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). É licenciada em Psicologia (Universidade do Minho) e doutorada em Psicologia Clínica (Universidade do Minho - “Narrativas ocultas no encontro terapêutico – o que terapeutas e clientes e clientes não revelam em psicoterapia”). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Coordena o Gabinete de Autoavaliação e Qualidade do Centro Regional de Braga da UCP desde 2015 e em 2020 assumiu a coordenação do 1º Ciclo em Psicologia.
Investigadora integrada no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na FFCS, na Linha de Investigação "Cognição, Intersubjectividade e Desenvolvimento Humano". Tem desenvolvido investigação sobre novas formas de família (famílias reconstituídas, famílias adotivas e em situação de divórcio) e sobre o sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em risco. Os interesses recentes de investigação incluem além dos temas citados o desenvolvimento do profissional de psicologia, luto, ferimentos autoinfligidos.