A Fundação Bracara Augusta, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga e a CERCI Braga apresenta no próximo dia 27 de março, pelas 16 horas, no Museu D. Diogo de Sousa, as conclusões do projeto “ISA CULTURE: INTELLECTUALLY AND SOCIALLY ACCESSIBLE - On the way to equality: culture as a tool for social inclusion and labour integration” e a apresentação do Manual de disseminação das Boas Práticas sobre “Acessibilidade e Participação Cultural de Públicos Vulneráveis”.
A apresentação das grandes conclusões do projeto e das Boas Práticas a replicar em outros contextos será seguida por uma mesa redonda moderada por Miguel Sopas de Melo Bandeira, Presidente da Fundação Bracara Augusta, e que terá como interveniente no debate Carla Sepúlveda, Vereadora da Educação e da Ação Social da Câmara Municipal de Braga e Ana Ferreira, Chefe de Gabinete do Presidente da CMB; Rafael Amorim (CIM Cávado) e Carlos Alberto Videira (BragaHabit).
O encerramento da sessão será realizado por Paulo Dias, Pró-Reitor para o Campus Braga da UCP, com vista a reforçar o compromisso da Católica Braga com a transformação social através da educação e da cultura.
Projeto ISA Culture
Financiado pelo programa Erasmus+ no âmbito da Ação-Chave 2 – Parcerias de Cooperação na Juventude, e o contexto para a implementação do projeto liderado pela Fundação Bracara Augusta envolvendo a UCP - Braga; a Cerci Braga; a Universidade de Burgos e a Associação RISA na Eslovênia.
O objeto principal do projeto foi a promoção do acesso à cultura para pessoas social e intelectualmente excluídas. Pretendeu-se desenvolver um projeto abrangente que compreenda as causas da exclusão cultural e trabalhe para superar este problema social que é transversal à Europa. Para o efeito foi desenvolvido um percurso formativo e implementado com jovens (13-30 anos) social e intelectualmente excluídos, para os capacitar nas áreas do património cultural e foram desenvolvidas sinergias entre estes jovens e os espaços culturais para integrar a sua participação como agentes culturais ativos.