Debate sobre emergência e tempo, reuniu especialistas de diversos países na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais em Braga

Segunda-feira, Setembro 18, 2023 - 00:35

Entre os dias 05 e 07 de setembro de 2023, a Universidade Católica Portuguesa, no campus da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), reuniu cerca de 30 investigadores, entre estudantes e especialistas, para debater questões relacionadas com os conceitos de emergência e tempo. O primeiro 'Emergence and Time' (1EaT) teve como convidados principais o professor Christian Wüthrich, da Universidade de Geneva, Vera e Chris Sinha, da Universidade de Bergen e East Anglia,  respectivamente, e o professor David Yates, da Universidade de Lisboa. Participaram estudantes e investigadores de diversos países, entre eles, Estados Unidos, Itália, Turquia, Irão, Portugal, Inglaterra, França e Alemanha, prestigiando e apresentando trabalhos de excelente qualidade. 

 

Durante os três dias, debateram-se nesta conferência, questões como 'O que é a emergência?', 'o que significa dizer que o tempo é emergente?', 'como podemos representar uma realidade atemporal?', 'o que é o atemporalismo?', 'a relação entre a passagem do tempo e a entropia', 'o idealismo sobre o tempo', 'pode o tempo ser, concomitantemente, emergente e fundamental?', 'a temporalidade e seus aspectos mentais e cognitivos', 'a importância do conceito de tempo em diferentes culturas', etc.

O 1EaT foi um evento interdisciplinar, reunindo filósofos de diferentes tradições para discutir autores como Kant, Bergson, Schelling, Aristóteles e muitos outros, para além de temas como: 'a gravidade quântica e emergência', 'a interação entre filosofia e ciência', 'a fenomenologia da passagem temporal', 'a importância do conceito de tempo para as línguas e culturas', etc.

A conferencia teve a participação de diversos alunos dos cursos de licenciatura e mestrado da FFCS, que se juntaram à Comissão Organizadora, ajudando ao acolhimento de todos os participantes e permitindo assim um excelente momento de integração dos trabalhos em curso no CEFH e unindo parte do corpo docente e discente.

O 1EaT constituiu assim uma excelente oportunidade de convívio para os presentes, especialmente em momentos de confraternização, como, por exemplo, a receção com o 'vinho verde de honra', o jantar da conferência, abrilhantado com o fado de Coimbra e uma visita guiada à cidade histórica de Guimarães. Foi ainda de destacar, o bom ambiente entre todos, aliado a um alto perfil técnico dos debates que decorreram, tanto nas sessões plenárias quanto nas sessões paralelas.

CEFH - 1EaT - Group
CEFH - 1eat gif PEQ