Dan Zahavi leva a "Fenomenologia no Século XXI" a debate na Católica Braga

Segunda-feira, Junho 12, 2023 - 18:10

No próximo dia 20 de junho de 2023 decorrerá na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Centro Regional de Braga o Workshop “Fenomenologia no Século XXI”.

Este evento contará com a presença do filósofo dinamarquês Dan Zahavi, assim como dos investigadores Carlos Morujão [Professor e Investigador na Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas - Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH)], Gloria Andrada (Membro integrado do Instituto de Filosofia da Nova, Universidade de Lisboa) e Steven Gouveia (Membro integrado do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto).

Estes farão, primeiramente, uma apresentação das diferentes comunicações dentro do tema da fenomenologia de acordo com as suas áreas de investigação e, no final, levarão a debate o tema da "Fenomenologia no Século XXI".

A sessão será moderada por Bruno Nobre, docente e investigador do CEFH-FFCS UCP.

O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição obrigatória (aqui).

Para mais informações consulte por favor o programa do evento aqui

Dan Zahavi - Biografia
Dan Zahavi, é Professor de filosofia na Universidade de Copenhaga e diretor do Centro de Pesquisa em Subjetividade (Center for Subjectivity Research). É também professor de filosofia na Universidade de Oxford, desde 2018. As suas pesquisas centram-se principalmente nos tópicos de fenomenologia, filosofia da mente e ciências cognitivas. Zahavi também tem trabalhado acerca de temas como Self, autoconsciência, intersubjetividade, cognição social, empatia e intencionalidade. Escreveu diversas obras como “Husserl's Phenomenology” (2003) (já traduzido em português), “The Phenomenological Mind” (2008/2012) (com Shaun Gallagher), “Husserl's Legacy” (2017) e mais recentemente o livro “Phenomenology: The Basics” (2019). É também editor de mais de 10 volumes das obras “The Oxford Handbook of Contemporary Phenomenology” (Oxford University Press 2012) e “The Oxford Handbook of the History of Phenomenology” (Oxford University Press 2018). Zahavi é ainda, co-editor responsável pela revista “Phenomenology and the Cognitive Sciences”.

CEFH - Dan Zahavi Cartaz FInal JPG