“Histórias da Nonô” foi mote para a promoção da leitura

Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024 - 16:53

O evento de ontem contou com a participação de alunos do Externato Paulo VI e Colégio D. Pedro V, que leram excertos e fizeram perguntas ao autor do livro.

“Histórias da Nonô” foi mote para a promoção da leitura

O livro “Histórias da Nonô”, da autoria de Luís da Silva Pereira, serviu de mote para a promoção da leitura, num momento literário e cultural que teve lugar na tarde de ontem, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Braga.

O evento, inserido nas atividades do Plano Local de Leitura (PLL), foi organizado pelos professores Cândido Oliveira Martins e Luísa Magalhães, da UCP, e Fernando Azevedo, da UMinho, e contou com a presença e participação de alunos do Externato Paulo VI e Colégio D. Pedro V, que não só leram excertos da obra como também tiveram a oportunidade de colocar questões ao autor, docente aposentado da área de Humanidades da Universidade Católica.

Na abertura, o diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais referiu-se ao convidado especial da sessão, Luís da Silva Pereira, manifestando «apreço» pela «dedicação de uma vida à causa nobre da educação ao longo de várias gerações». «Um grande professor e artista, muito amigo da faculdade», referiu José Lopes.

Também o Professor Cândido Martins aproveitou para agradecer ao autor da obra, do qual foi aluno, o ter dedicado uma vida ao ensino e à investigação. "Um professor pode fazer muito a diferença na vida dos seus alunos", disse, salientando a sua "capacidade de comunicação nas aulas de literatura", a sua "empatia plena de humanismo" e "uma paixão que para muitos nós fez a diferença decisiva".

Cândido Martins enalteceu ainda o percurso de Luís da Silva Pereira fora do contexto escolar porque "a atividade de um professor não se restringe à sala de aula". Daí o "empenhamento cívico e cultural que personifica", tendo abraçado outras "causas" como as de diretor do Diário do Minho, diretor da Revista Bracara Augusta e iniciativas de cariz cultural.

O professor Fernando Azevedo explicou a importância do evento de ontem. "Formar leitores é uma missão da sociedade portuguesa e o Plano Local de Literatura está ao vosso serviço e estimula todas as iniciativas da sociedade civil e das instituições de Ensino Superior para a promoção da leitura, para que se leia mais e melhor", disse.

De seguida, e depois de uma atuação da Academia Allegro e da leitura de excertos de "Histórias de Nonô", algumas das crianças presentes colocaram questões ao autor, desde a sua idade até ao que o inspirou na criação da obra.

Satisfazendo a curiosidade dos mais novos, Luís da Silva Pereira explicou, entre outros aspetos, que sempre gostou de escrever, mas que apenas escreve ficção e literatura há pouco mais de 30 anos; que a personagem Nonô foi inspirada na sua neta mais velha (hoje já adulta), mas que representa todas as crianças com as quais se cruzou; e que foi a reação das crianças, o seu encanto, beleza e autenticidade que o inspiraram na criação desta obra.