Católica Braga recebe a 3º edição da Universidade Fim de Verão

Quarta-feira, Setembro 18, 2024 - 10:00 to Quinta-feira, Setembro 19, 2024 - 12:00

Nos próximos dias 18 e 19 de setembro, o Campus de Braga da Universidade Católica Portuguesa será a sala de aula da Universidade Fim de Verão III, promovida pelo Município de Braga no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Este evento integrará um conjunto diversificado de ações orientadas para o debate sobre o papel da rua enquanto espaço público multifuncional. Tem como principal objetivo (re)pensar as formas de participação e o envolvimento dos cidadãos nos processos de transformação do espaço urbano.

Para estes dois dias constam no programa diversas palestras e mesas redondas, que com o intuito de enfatizar a importância da inclusão, procurarão ainda consciencializar para os desafios intrínsecos a uma distribuição mais equitativa do espaço. No dia 18 o debate irá forcar-se no papel dos jovens e das crianças na partilha do espaço urbano. Já o dia 19 contará com debates sobre os processos participativos.

Esta é já a 3ª edição do evento. A 1º edição decorreu no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em que o foco eram questões ligadas sobretudo à participação e à governança para a transição (para a mobilidade urbana sustentável). No ano seguinte, o espaço GNRation acolheu este evento transformando o seu edifício num laboratório vivo, onde os participantes tiveram a oportunidade de visitar no local alguns dos resultados inovadores do projeto Baterias 2030 (DSTsolar). Pode consultar o programa completo aqui

Programa Universidade Fim de Verão III