No dia 1 de outubro, a Católica Porto recebeu o evento nacional do UCP2 Mental Health intitulado “UCP2 Mental Health: O que está a mudar na saúde mental e bem-estar da Católica”. Este encontro reuniu os quatro campi da Universidade Católica Portuguesa para refletir sobre as medidas necessárias a implementar nesta área, apresentar as atividades realizadas no primeiro ano do Projeto bem como as novas iniciativas que têm como objetivo a promoção, prevenção e intervenção em saúde mental na comunidade académica.
Para o primeiro semestre do ano letivo 2025/2026, os estudantes da UCP terão acesso a workshops dedicados a diversos temas apontados como relevantes pelos estudantes, tais como imagem corporal positiva, ansiedade, ataques de pânico e burnout académico. Através destes workshops pretende-se aumentar a literacia dos estudantes sobre os temas e dotá-los de ferramentas de autocuidado e primeiros socorros psicológicos.
Além dos workshops, destaca-se o UCP2 Be, um curso concebido para promover as competências socioemocionais dos estudantes que contribuirão para um melhor autoconhecimento e uma adaptação saudável às exigências do ensino superior.
Entre as novidades, apresentou-se o Pro Stress. Este é um programa de gestão de stress que será realizado em parceira com a Escola Competências de Vida da Associação de Psicologia da Universidade do Minho.
Por fim, no eixo da intervenção, foram assinados protocolos com instituições que possam ter um papel promissor no acompanhamento adaptado às necessidades dos estudantes que não podem ser resolvidas pelos sistemas de apoio da Católica. Assim, o Campus Braga assinou protocolos com a Recovey IPSS e o Projeto Homem.