O projeto “Literacia Emergente na Educação Pré-escolar”, financiado pelo programa Erasmus+, Coordenado pelo Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste, com parceria da Universidade Católica Portuguesa (Portugal), da Akademija za sovremeni edukacii PRO SCIENTIA (Macedónia) e do Istituto Comprensivo Statale Federico II di Svevia (Itália) continua a desenvolver-se de forma colaborativa e transnacional.
A equipa da UCP constituída pelas Professoras Íris Oliveira, Ana Costa e Cátia Marques e pelo Professor Paulo Dias, levou a cabo entre maio 2024 e janeiro 2025, ações de formação para educadores/as de infância e pais/encarregados/as de educação dos três países envolvidos no projeto. A partir de evidência científica, partilha de experiências práticas e momentos de reflexão conjunta, incentivou-se o delineamento de estratégias promotoras da literacia emergente junto de crianças da educação pré-escolar. Cada profissional de educação de infância criou um plano de ação para promover a literacia emergente nos seus contextos. Foram também disponibilizados recursos e exemplos práticos para as famílias contribuírem para a literacia emergente dos/as educandos e estreitarem colaboração com os contextos de educação pré-escolar rumo a esse objetivo comum.
O projeto envolve ainda momentos de mobilidade internacional, para que participantes e parceiros possam partilhar experiências, resultados alcançados e reforçar o compromisso conjunto de promoção da literacia emergente como alicerce para o sucesso académico. O primeiro momento de mobilidade decorreu a 7 de novembro na UCP-Braga e, em 2025, decorrerão outros momentos em Itália e Macedónia.