O projeto “Católica In! Inovar para incluir” organiza ShortTalks na UCP

Quinta-feira, Outubro 12, 2023 - 14:16

No dia 16 de outubro, das 15h30 às 16h30, no Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), o projeto organiza a primeira de cinco sessões ShortTalks by Católica In!, aberto a toda a comunidade académica.

Com a temática “Activa-te: Começa a tua transformação agora!", Mafalda Silva e Claúdia Ferreira, Personal Trainners ligadas ao projeto Active by Split, promovem uma atividade física e mental dinamizando uma aula de Body & Mind. A filosofia centra-se na premissa de que cada pessoa deve estar bem, cuidando de si, para alcançar a sua melhor versão.

As sessões que se seguem vão decorrer em formato online, às segundas-feiras, das 13h às 14h:

• 2ª sessão | 30.10.23: “À Conversa Com... Mazagão em Nutrição”.

Esta sessão contará com a presença da Nutricionista e Formadora Inês Mazagão, com o objetivo de alargar o conhecimento acerca das Ciências da Nutrição e sua ligação com o sono.

• 3ª sessão | 6.11.23: “O Teu Mal é Sono”.

Esta sessão contará com a presença de Bruna Reis, Cardiopneumologista especializada em Medicina do Sono, que explorará as várias vertentes do sono e como podem interferir no nosso quotidiano.

• 4ª sessão | 13.11.23: “Gestão de tempo: Transforma a Procrastinação em Ação”.

Esta sessão conta com a presença de Carolina João Fernandes, Licenciada e Mestre em Gestão, Consultora, Formadora e Mentora certificada de produtividade e organização. Esta sessão procurará auxiliar o sentido de organização e produtividade de forma a concretizar-se numa vida feliz e o alcance do sucesso profissional.

• 5ª sessão | 20.11.23: “ABC do Autocuidado: menos Ansiedade e + Autoestima”.

Esta sessão contará com a presença de Helena Paixão, Psicóloga Clínica, e permitirá partilhar ferramentas que procurarão auxiliar a mitigar questões de ansiedade e aumentar a autoestima.

Com base nas temáticas do programa “Sharper Minds” da Universidade de Queesnland, estas sessões têm o objetivo de promover a saúde física e mental, de forma a contribuir para o sucesso académico.

Nas palavras de Armanda Gonçalves, da equipa de coordenação do Católica In!, coordenadora da Licenciatura em Psicologia e Docente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS), “o sucesso académico dos estudantes passa pelo seu bem-estar físico e emocional. Esperamos com estas iniciativas promover a consciencialização em relação à importância do autocuidado e ajudar os nossos estudantes, assim como os restantes grupos da nossa comunidade académica, a desenvolver recursos que lhes permitam alcançar este objetivo”.

programa das ShortTalks by Católica In! encontra-se disponível AQUI.

“Católica in! Inovar para Incluir”, projeto conjunto dos Centros Regionais de Braga e do Porto da Universidade Católica Portuguesa, tem em vista a integração e o sucesso académico de alunos do primeiro ano de Licenciatura.

Este projeto é apoiado pelo projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano (POCH- 02-53I2-FSE-000026), através do FSE – Fundo Social Europeu. O “Católica in! Inovar para Incluir” arrancou no segundo semestre do ano letivo de 2022/2023, e prolonga-se até ao primeiro semestre de 2023/2024, nos campi do Porto e de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

As inscrições estão abertas a toda a comunidade dos Centros Regionais de Braga e do Porto da Universidade Católica Portuguesa através do preenchimento deste formulário.