No Dia Internacional do Voluntariado, assinalado a 5 de dezembro, a Universidade Católica Portuguesa celebra o valor do serviço aos outros como parte essencial da sua missão educativa e social.
Em cada um dos quatro campi, o voluntariado oferece a estudantes, staff, docentes e investigadores a oportunidade de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, participando ativamente em projetos que respondem às necessidades das comunidades locais.
Durante o ano de 2024, a Universidade Católica contou com mais de 1200 voluntários, que dedicaram mais de 24 700 horas de serviço em iniciativas nacionais e internacionais.
Em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, os programas VIDA – Voluntariado na Católica, CASO – Católica Solidária, Voluntaria*Te e Ready to Help promovem iniciativas que abrangem áreas como pobreza e exclusão social, apoio a migrantes e refugiados, educação, saúde e sustentabilidade. Estes programas aproximam a academia das comunidades envolventes e contam, ano após ano, com uma vasta rede de parceiros sociais que acolhem e desafiam os voluntários da Católica.
Em 2024, este compromisso voltou a ser reconhecido com a atribuição do Selo de Qualidade Academia Voluntária da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, distinção que destacou a Católica entre as 16 instituições premiadas, ao ser uma das três a receber a Distinção de Mérito.
Neste dia, a Católica sublinha o valor transformador do voluntariado, reconhecendo o impacto das ações desenvolvidas e reforçando o convite a toda a comunidade académica para participar nos programas de voluntariado da UCP e assumir um compromisso ativo com uma sociedade mais solidária, inclusiva e humana.