Mestrado em Comunicação Digital da Católica Braga com Bolsas de Incentivo para a edição 2025-2026

Segunda-feira, Agosto 4, 2025 - 12:25

A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, disponibiliza 8 bolsas de incentivo para a próxima edição do Mestrado em Comunicação Digital, que terá início no ano letivo 2025/2026. As candidaturas à segunda fase estão atualmente abertas, sendo ainda possível o ingresso de novos estudantes no curso.

As bolsas disponíveis inserem-se no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e garantem uma redução de 1.250 euros no valor total das propinas, sendo atribuídas com base em critérios de mérito académico e motivação.

Num contexto de aceleração tecnológica e mudança estrutural dos ecossistemas mediáticos, o Mestrado em Comunicação Digital da Católica Braga procura responder aos novos desafios da comunicação digital, oferecendo uma formação multidisciplinar que articula pensamento crítico, literacia digital, criatividade e competências práticas.

Desde a evolução da Web 2.0 até às emergentes lógicas da Web 5.0, o ambiente digital transformou radicalmente a forma como indivíduos, organizações e comunidades produzem, partilham e interpretam conteúdos. O programa aposta numa abordagem transversal à comunicação digital, capacitando os estudantes para atuar nos domínios dos media, das indústrias criativas, da educação, da publicidade, do jornalismo digital e da produção de conteúdos interativos.

O plano curricular distribui-se por dois anos letivos. No primeiro ano, os estudantes frequentam unidades como sociologia do digital, redes sociais, indústrias criativas, narrativas transmediáticas, marketing digital, web design e metodologias de investigação. Já no segundo ano, têm a possibilidade de optar entre três percursos: um estágio profissional na área da comunicação digital, com duração entre quatro e seis meses; uma dissertação de natureza científica, orientada para a investigação aplicada ou teórica; ou o desenvolvimento de um projeto inovador, em parceria com entidades externas e com acompanhamento de profissionais do setor.

O mestrado dirige-se tanto a licenciados em Ciências da Comunicação, Multimédia ou áreas afins, como a profissionais com experiência comprovada no setor digital que pretendam atualizar ou aprofundar competências.

A formação prepara para carreiras em contextos tão diversos como os media digitais, agências de comunicação, marketing e publicidade, indústria criativa, jornalismo digital, design interativo, produção de conteúdos, consultoria em comunicação e projetos culturais e contextos educativos.


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