No seminário “Desafios e aprendizagens no contexto de estágio”, a Licenciatura em Serviço Social da UCP Braga apresentou os primeiros resultados do inquérito dirigido aos alumni dos últimos 6 anos, lançado para mapear os percursos profissionais dos diplomados.
Os dados preliminares revelam indicadores muito positivos: 4 em cada 5 alumni estão empregados, 92% trabalham diretamente na área do Serviço Social e a maioria integrou o mercado de trabalho até meio ano após concluir o curso.
A coordenação apelou à participação de todos os antigos licenciados nos últimos 6 anos no questionário de atualização profissional, reforçando a necessidade de alargar a amostra.
A coordenação do curso recordou ainda que há vários anos promove iniciativas de apoio à empregabilidade — como simulações de entrevistas, acompanhamento de CVs e divulgação regular de oportunidades de emprego — e que agora reforça essa estratégia com novas medidas, incluindo um grupo privado de alumni para divulgação de ofertas de emprego, mentoria semestral e maior articulação com entidades empregadoras.
“Não queremos apenas formar bons profissionais; queremos acompanhar a entrada no mercado de trabalho e manter uma rede viva de Serviço Social”, sublinharam os professores Catarina Vieira da Silva e Jorge Barbosa.
Com estas ações, que consolidam práticas existentes e introduzem novas dinâmicas, o curso reforça seu compromisso com estudantes e alumni, promovendo percursos profissionais sólidos, rápidos e alinhados às necessidades atuais da sociedade
Se é alumni de Serviço Social da UCP pode participar no estudo ao responder ao questionário.