Exposição sobre os 50 anos do 25 de abril na Católica Braga

Sexta-feira, Maio 17, 2024 - 17:53

Na sequência do Encontro “Diálogos de Abril: 50 anos depois”, está patente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Braga, a “Exposição 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, de visita livre e recomendável, dentro do presente espírito das comemorações da Revolução de Abril.

Esta Exposição compõe-se de uma dezena de grandes painéis ilustrativos e informativos, cujos conteúdos abarcam tópicos muito variados: os Regimes Políticos do Século XX; o Estado Novo; a Contestação à Ditadura; a Guerra Colonial e o MFA; o Golpe de Estado Militar; a Revolução; a Descolonização e as Independências; o PREC; a Democracia; e o Artivismo.

Estes tópicos temáticos referidos perfazem uma sequência temática e cronológica de caráter informativo e evocativo. E, ao mesmo tempo, são acompanhados de ilustrações muito variadas e sugestivas, tornando mais atraente a visualização destes painéis.

A coordenação científica desta exposição pertence ao Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC), contando com o apoio de várias entidades nacionais, tais como a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Plano Nacional das Artes (PNA).

A par de outras iniciativas, esta Exposição surge integrada no programa nacional das Comemorações do 25 de Abril. Sobretudo, é uma forma complementar de evocação desse momento fulcral do Portugal democrático, apresentando uma funcionalidade informativa, pedagógica e cívica.

Num ato de cooperação entre instituições, esta Exposição itinerante foi cedida pela CIM do Cávado e pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva à Universidade Católica (Braga), para ser vista pela comunidade académica durante as próximas semanas, dentro do espírito das atuais comemorações nacionais da Revolução de 1974.

Exposição sobre os 50 anos do 25 de abril na Católica Braga