Dia Internacional da Amizade: Melhores amigos são pilares no percurso universitário

Terça-feira, Julho 30, 2024 - 15:49
Dia Internacional da Amizade

A entrada no ensino superior traz os seus desafios, mas tudo se torna mais fácil com um melhor amigo ao lado. É este o caso de Inês Vilhena e Diogo Alves. “Ter o Diogo como amigo sempre foi ter um pilar na Universidade, saber que o tenho para tudo o que eu precise, deu-me mais ânimo para seguir estes 3 anos ”, partilha a jovem de 22 anos.

O primeiro contacto foi enquanto caloiros, ao entrar no Centro Regional de Braga da Universidade Católica, no Welcome Day. Mas, foi durante a praxe que Diogo e Inês se conheceram melhor, e se tornaram companheiros ao longo da Licenciatura em Psicologia, na Universidade Católica.

Tomar café para “pôr a conversa em dia” é uma rotina da qual os melhores amigos já não abdicam. Além disso, participam juntos em várias atividades, como a Associação de Estudantes da FFCS e a Comunidade Praxista. Já inseparáveis e com a licenciatura terminada, vão iniciar em setembro, lado a lado, o Mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações.

Da sua amizade, os momentos mais engraçados que passaram juntos foram, sem dúvida, nas noites académicas, mas o curso foi a conquista em que mais se apoiaram. “Existiam cadeiras em que eu ajudava a Inês e outras que ela me ajudava a mim, acabando sempre por conseguir passar a todas as unidades curriculares”, conta o Diogo.

“Sinto que a nossa amizade nos ajudou a ser bem-sucedidos ao longo do nosso percurso, visto que, nos apoiamos sempre mutuamente e orgulhávamo-nos das conquistas um do outro”, acrescenta o recém-graduado.

Entre as conquistas partilhadas contam os prémios recebidos na Gala dos Óscares da Católica Braga, em que Diogo foi reconhecido como O Mais Festeiro, O Mais Solidário e O Mais Trabalhador. E a melhor amiga não lhe ficou aquém, levando para casa o Prémio Inspiração e da Mais Charmosa.

Para os melhores amigos naturais de Braga, a Sinceridade é o valor mais importante da amizade, mas a alegria e espontaneidade, são, para Diogo, igualmente importantes.

E para quem vá entrar no ensino superior e queira fazer novos amigos, Inês e Diogo deixam 3 conselhos:

• “Vai com a mente aberta;”
  • “Não fiques envergonhado e sê tu próprio”;
  • “Demostra interesse em atividades extracurriculares”.
Dia Internacional da Amizade1