Alunos de Vila Real em visita cultural à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024 - 18:56
Alunos de Vila Real em visita cultural à FFCS

No passado dia 6 de fevereiro, alunos da Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real, de visita à Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica Braga, foram brindados com uma aula de cultura e língua gregas.

Estes alunos do 12º ano de escolaridade, inscritos na disciplina de Grego, foram acompanhados pelas professoras de Grego e Português, Eugénia Paula Almeida, formada em Humanidades pela antiga Faculdade de Filosofia da UCP, e Sofia Doutel, respetivamente.

As boas-vindas foram dadas pela Professora Bibliotecária, Ana Paula Pinto, seguindo-se uma breve visita guiada às instalações, acompanhada também pela docente Maria José Ferreira Lopes. Na Biblioteca P. Júlio Fragata, os visitantes puderam ver a exposição fotográfica “Aos ombros de Gigantes”, sobre alguns dos professores jesuítas mais marcantes na história desta Faculdade. Os alunos também acederam à sala dos reservados, onde consultaram volumes centenários que testemunham a longa herança cultural da FFCS.

Seguiu-se, numa das salas da Biblioteca, uma aula aberta sobre a pertinência atual do legado da antiguidade clássica em geral, e da grega em particular, ministrada pela docente Maria José Ferreira Lopes. A aula contou ainda com a presença dos alunos do 1.º ano do curso de Teologia e de Filosofia, além dos alunos do 2.º ano da licenciatura em Estudos Portugueses, que partilham o interesse pelos Estudos Clássicos.

A turma visitante aproveitou o resto do dia para conhecer melhor o centro da cidade de Braga, tendo visitado o Museu de Arqueologia Dom Diogo de Sousa.