
Linguagem e pensamento: um estudo de caso sobre a interação entre a relatividade linguística e a ciência cognitiva corporizada
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Os campos da relatividade linguística e da ciência cognitiva corporizada, também conhecida como cognição 4E, constituem um excelente estudo de caso para a relação entre linguagem e pensamento a partir de múltiplas perspetivas (linguística, psicologia, antropologia e filosofia). Em oposição à visão computacional clássica da mente, ambos os campos defendem que fatores externos desempenham um papel constitutivo nos processos mentais, tais como as estruturas linguísticas altamente diversas encontradas nas línguas do mundo, ou a natureza corporizada das nossas interações quotidianas com o mundo e uns com os outros. No entanto, apesar da aparência de uma possível convergência teórica, tem havido muito pouca interação entre ambos os campos. Argumento que isso resulta de obstáculos conceptuais importantes, entre os quais destaco dois:
(1) A afirmação de que a linguagem é incorporada é normalmente entendida num só sentido: a linguagem reflete o facto de sermos seres corporizados. Mas, se a nossa corporização é funcionalmente semelhante entre culturas e línguas, então deveríamos esperar que a diversidade linguística fosse limitada pela nossa corporização comum. Haverá aqui uma tensão?
(2) As abordagens incorporadas na ciência cognitiva são influenciadas pela perspetiva integracionista na linguística, que nega a possibilidade de descrever estruturas linguísticas de um ponto de vista sincrónico. Isto ameaça os fundamentos conceptuais da relatividade linguística. A apresentação explorará se estas tensões podem ser resolvidas com sucesso.