No âmbito do projeto foram criados três laboratórios informáticos que visam dotar os alunos das competências necessárias para ingressar no competitivo mercado de trabalho.
A Universidade Católica Portuguesa inaugura no Centro Regional de Braga o Instituto de Computação e Ciência de Dados. Na era digital em permanente evolução e produção avassaladora de dados, saber extrair a informação e utilizá-la requer uma abordagem especializada e ferramentas adequadas, explica a Universidade.
No âmbito do projeto foram criados três laboratórios informáticos com o propósito de promover a ligação estreita entre os resultados de investigação e o desenvolvimento e melhoria de processos no sector industrial português.
“Estes espaços foram dotados com computadores dotados de hardware e software, de forma a responder aos mais recentes desafios inerentes à recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados”, adianta.
Segundo Vítor J. Sá, coordenador da área de Computação e Ciência de Dados da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da UCP,” o novo instituto dará um importante contributo ao nível do ensino, da investigação e de colaboração com o sector empresarial, que em Braga é particularmente ativo e criativo, para impulsionar a era da inteligência artificial e da tomada de decisão baseada em evidências, a qual acontece com a descoberta de padrões existentes nos dados que apenas os computadores, quando devidamente programados, conseguem desvendar.”
A Católica Braga abriu em 2022 a Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, composta por um corpo docente altamente qualificado e especializado em Computação e Ciência de Dados, assim como em Matemática e Estatística.
Do plano estratégico aprovado, constam parcerias com empresas tecnológicas e competitivas da região do Minho, para que problemas complexos e reais sejam estudados nos programas das unidades curriculares da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada.