Alimentar a esperança
Numa altura em que os pedidos de ajuda quase triplicaram, em comparação ao ano anterior, o Banco Alimentar contou com 40 mil voluntários durante o fim de semana, espalhados pelos supermercados de todo o país. Entre os milhares, sete foram os que representaram a Universidade Católica Portuguesa de Braga, prestando auxílio na campanha presencial de domingo, entre a manhã e a tarde, na rede de supermercados Lidl.
Sob o lema “Esperança”, os seis alunos do 2º e 3º anos de Ciências da Comunicação, acompanhados pelo Professor Doutor Cândido Martins, juntaram-se no Lidl de Lamaçães, em Braga, para ajudar as 40 mil pessoas com carências alimentares, dados adiantados pelo BA. Entre a entrega de sacos e recolha de alimentos, a solidariedade foi sempre o pretexto, num misto de gratidão e sorrisos. Abastecidos os carrinhos de compras de bens essenciais, os universitários começaram a calcular o impacto das suas ações. “Uma experiência a repetir”, declarou um dos voluntários, exaltando um dos valores mais significativos da Universidade Católica Portuguesa- a defesa e o desenvolvimento da pessoa humana, em todas as suas vertentes.
Os alimentos serão distribuídos, durante a semana, em 2600 instituições de solidariedade social, pelo que o Banco Alimentar garante ter sido um balanço positivo. Relembre-se que a campanha se prolonga até 14 de maio, através de vales disponíveis nos supermercados ou através da plataforma eletrónica www.alimentestaideia.pt.
-Joana Rebelo-