Segunda-feira, Novembro 29, 2021 - 14:30 to 16:30

O curso de Licenciatura em Serviço Social, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, convida à participação na aula aberta: “A intervenção do/a assistente social com pessoas idosas que residem em estruturas residenciais: cuidar para a participação e cidadania”, no âmbito da unidade curricular - Estágio e Seminário em Serviço Social III.

A sessão será online na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, dia 29 de novembro, das14h30 às 16h30.

O docente responsável será o Professor Doutor Ricardo Crespim .

Atualmente, as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) representam um dos principais espaços do cuidado formal às pessoas idosas em Portugal. Aos profissionais de Serviço Social é sugerida permanentemente uma aprofundada e sistemática revisitação das expressões contemporâneas associadas ao(s) envelhecimento(s) e à(s) velhice(s), convocando novos e renovados paradigmas, com o objetivo de alargar vias de abordagem do(s) envelhecimento(s), pensar globalmente a(s) velhice(s) e respeitar o potencial das pessoas idosas.

Destinado a todos os profissionais, alunos e docentes de Serviço Social, este Webinar terá como mote o facto de a intervenção social no(s) envelhecimento(s) e na(s) velhice(s) no geral, e no campo gerontoinstitucional em particular, revelar-se gradualmente como um espaço privilegiado de produção e disseminação de ciência e, paralelemente, de desenho de inovadoras e criativas formas de atuação. Para tal, procurar-se-á fazer uma incursão por via de uma reflexão conjunta assente na atualidade e nos desafios futuros que concorrem para a defesa dos direitos de cidadania das pessoas (idosas).

Aceda à sessão aqui