UCP e RAEM assinam acordo de cooperação para ensino de português

Terça-feira, Junho 6, 2023 - 12:37

“Com este acordo vamos aprofundar a relação de longa data com Macau e alargá-la a outras áreas do saber e conhecimento.” Foi desta forma que a Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, descreveu o protocolo assinado a 20 de maio com a Direção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), para formação e desenvolvimento de quadros qualificados em língua portuguesa.

Na cerimónia de assinatura, que contou com a presença de um grupo de alunos de Macau a estudar na UCP, a Reitora referiu ser “um privilégio continuar este caminho de amizade e um orgulho enorme poder receber, ano após ano, um conjunto muito importante, para a comunidade académica, de estudantes de Macau.”

Já Elsie Ao Ieong U, Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, reforçou a importância para os estudantes de Macau, de aproveitarem esta oportunidade para “aprenderem bem a língua portuguesa”, lembrando que “Macau é uma plataforma” e os estudantes “serão a ponte de ligação entre a China e Portugal.”

No âmbito das atividades de intercâmbio e de cooperação entre as duas entidades está a organização de atividades de formação em língua e cultura portuguesas pela UCP para os alunos do ensino secundário de Macau, bem como a organização de jornadas práticas durante as férias de Verão.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes, em representação da UCP, a Reitora, Isabel Capeloa Gil, Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora para a Educação Global, Peter Hanenberg, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, Nelson Ribeiro, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e  Francisco Mendes-Palma, Diretor de Global Engagement.

Já em representação da RAEM, marcaram presença a Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Elsie Ao Ieong UKong Chi Meng, Diretor da Direção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude, Carlos Roberto Xavier, Chefe do Departamento do Ensino Superior, Luís Gomes, Chefe do Departamento do Ensino Não Superior, e Wong Chang Chi, Subdiretor da Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes.