Turma de Turismo organiza Palestra sobre "O impacto do Turismo no desenvolvimento de Braga"

Quarta-feira, Dezembro 15, 2021 - 10:01

A turma do 3º ano do curso de licenciatura em Turismo, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, recebeu no Auditório Isidro Alves, do Campus Camões, o Pró-Reitor para o Centro Regional de Braga, Professor Doutor João Duque, e o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rio, para a participação na palestra "O impacto do Turismo no desenvolvimento de Braga".

A sessão, organizada no âmbito da disciplina de Organização e Gestão de Eventos, contou ainda com a presença do Professor Doutor Varico Pereira, docente responsável pela aula que motivou os estudantes à preparação de vários eventos no centro regional bracarense. Esteve presente também a coordenadora do curso, a Professora Doutora Carla Pinto Cardoso.

Os docentes do polo de Braga, da UCP, reforçam a importância da formação, neste momento desafiante, para os estudantes e futuros profissionais da área de turismo. Destacam ainda a significativa necessidade do conhecimento da realidade das políticas públicas para o Turismo, já que, segundo a coordenadora do curso, "o perfil dos turistas tem vindo a sofrer grandes alterações".

A Conferência, segundo o docente responsável, pretende espelhar e perceber qual impacto que o setor turístico tem na cidade minhota, fazendo uma comparação entre o progresso do crescimento em ambiente pré-pandémico e o declínio percebido posteriormente.

O Pró-Reitor para o Centro Regional de Braga, sublinhou a importância de combinar a teoria e a prática nas formações superiores e a relevância de métodos inovadores aplicados a par da experiência em ambiente de trabalho. O Professor Doutor João Duque destacou ainda a amplitude da atividade turística afirmando que a esta não se esgota nos estabelecimentos de restauração e hotelaria, mas contempla “o encontro de culturas, a memória e o património”.

O orador convidado, Dr. Ricardo Rio, enfatizou a relevância do turismo para o crescimento da cidade, enumerando alguns dos principais motivos de atratividade turística como o património, as paisagens naturais, a gastronomia e as dinâmicas sociais, culturais, desportivas e económicas.